Agronegócio

Expointer premia as melhores agroindústrias da feira

Júri foi formado por professores, pesquisadores, chefes de cozinha, estudiosos e jornalistas


- Portal de Notícias do Piratini

Esteio - Os melhores produtos das agroindústrias familiares que participam da 40ª Expointer foram premiados, nesta semana, no Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A 6ª edição do concurso, que valoriza a produção de pequenos produtores, premiou, pela primeira vez, o melhor salame colonial do Rio Grande do Sul.

Foram inscritos seis produtos na categoria vinho tinto de mesa, três na categoria vinho tinto fino seco, 15 na suco de uva integral, seis na salame tipo italiano, sete na salame colonial, oito na queijo colonial, seis na cachaça prata, seis na cachaça premium (envelhecida) e apenas uma amostra na categoria cachaça extra premium.

O concurso foi promovido pela SDR, com apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Emater, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), da Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana) e da Embrapa Uva e Vinho.

Os empreendimentos premiados participam do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) e têm produtos registrados no órgão sanitário competente, embalados, rotulados e dentro do prazo de validade.

O júri do concurso é composto por professores, pesquisadores, chefes de cozinha, estudiosos e jornalistas de instituições e empresas do setor.

 

As agroindústrias vencedoras

Vinho tinto fino seco
1º Dom Bôrtolo
2º Paludo
3º Adams

Vinho tinto de mesa seco
1º Coopeg
2º Paludo
3º Adams

Suco de uva integral
1º Sertão Santana
2º Carraro
3º Coopeg

Queijo colonial
1º Laticínios Pipo
2º Ferrari
3º Puro Sabor do Interior

Salame tipo italiano
1º Bergamaschi
2º Saci
3º Agnolin

Salame tipo colonial
1º Fioresi
2º Antenor Araldi
3º Ferrari

Cachaça prata
1º Destilados Santin
2º Harmonie Schnaps
3º Casa Bucco

Cachaça envelhecida premium
1º Casa Bucco
2º Velho Alambique
3º Harmonie Schnaps

Mel
1º Mel Teixeira TX
2º Schuler
3º Mel Primavera

A categoria de cachaça envelhecida extra premium, com no mínimo três anos de envelhecimento, não foi avaliada porque houve apenas um inscrito.

Comentários

VEJA TAMBÉM...