Agronegócio

Juventude Rural no Rumo Certo é tema de Seminário Regional em Sério

Evento contou com palestras, painéis e apresentações de experiências com temas variados


- AI Emater/RS-Ascar/divulgação

Sério - Nesta sexta-feira (21), um público de pelo menos 150 pessoas participou do 2º Seminário Regional de Jovens Rurais, no Salão Paroquial Católico do município. Com o lema "Juventude Rural no Rumo Certo", o evento contou com palestras, painéis e apresentações de experiências com temas variados, como sucessão rural, empreendedorismo e diversificação da produção. A organização foi da Regional Sindical do Vale do Taquari, com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Comissão de Jovens da Regional.

Sendo parte das comemorações pelo Dia Estadual da Juventude Rural, celebrado em 15 de julho, o Seminário objetivou sensibilizar os jovens para a importância da gestão da propriedade rural e para a tomada de decisões acertadas em suas atividades. Ouvir, debater e propor alternativas para o fortalecimento da atuação do jovem na propriedade rural, também foi outra meta do encontro, assim como relatar e divulgar experiências de jovens empreendedores rurais de Arroio do Meio.



Em uma das etapas do encontro, foi realizado trabalho em grupo, ocasião em que os jovens puderam se manifestar a partir de perguntas orientadoras, como, "o que é preciso para ser um empreendedor rural?". Apoio da família, acesso a políticas públicas, profissionalização e até mesmo força de vontade e amor pelo que se faz, foram sugestões que apareceram durante o debate. O objetivo é formar grupos que possam debater a questão na base em cada um dos municípios envolvidos.



O encontro contou ainda com palestra de tema "Gestão: o primeiro passo para o sucesso", ministrada pelo supervisor da Emater/RS-Ascar, Cezar Burille. Durante o dia, ainda foram realizadas visitas técnicas em propriedades do município, com o objetivo de demonstrar a diversificação e a produção leiteira. 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...