Agronegócio

Produtores de 19 culturas vão receber bônus em dezembro

Produtos com cotação abaixo dos valores recebem um bônus para abater do financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no mês seguinte

Créditos: Conab
- Divulgação/Governo do Rio Grande do Sul

Brasil - Arroz, feijão, leite, tomate e banana estão entre os produtos com direito a desconto nas parcelas de dezembro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A lista de culturas e as regiões contempladas neste mês, com o apoio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), foi publicada nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU).

Todos os meses, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) analisa os preços praticados pelo mercado. Os produtos com cotação abaixo dos valores de garantia da PGPAF recebem um bônus para uso no abatimento de financiamento do Pronaf no mês seguinte. Os bônus entram em vigor nesta sexta e valem até o dia 9 de janeiro de 2018.

Em novembro, ficaram abaixo do preço mínimo: arroz, babaçu, banana, batata, cacau, cará/inhame, erva-mate, feijão, feijão caupi, leite, mamona em baga, manga, mel, milho, carnaúba, sorgo, tomate, trigo e triticale. Destaque para o feijão caupi no Mato Grosso, com bônus de 51,32%, seguido pela amêndoa de babaçu nos estados do Tocantins (47,74%), Pará (45,99%), Ceará (45,64%) e Maranhão (42,51%).

Comentários

VEJA TAMBÉM...