Agronegócio

Seminário Regional de Jovens aborda temas de interesse da agricultura familiar

Entre diversos aspectos, evento inclui na programação a visita a duas propriedades rurais

Créditos: Celso Carlos Prediger
EDIÇÃO: 1º Seminário Regional de Jovens Rurais, realizado em Colinas, em 2016 - divulgação

Vale do Taquari - A juventude rural tem encontro importante agendado para o dia 21 de julho, próxima sexta-feira, com a realização do 2º Seminário de Jovens Rurais, organizado pelos STRs da Regional Sindical Vale do Taquari, Ascar-Emater/RS Regional de Lajeado e Comissão de Jovens Rurais, no salão da Paróquia São José, em Sério.

A programação terá início às 8h30min, com acolhida e recepção com chimarrão e lanche; 9h, abertura do evento, com momento espiritual e manifestação de autoridades; 9h30min, resgate do 1º Seminário de Sucessão Rural em Colinas e os encaminhamentos de 2016, sob a responsabilidade do coordenador da Regional dos STRs do Vale do Taquari, Luciano Carminatti.

Gestão da propriedade
Para as 9h45min, está programada a exposição do tema Sensibilização e Gestão de Propriedade Rural, pelo engenheiro agrônomo e supervisor regional da Emater-RS/ Ascar; 10h30min, apresentação do Projeto de Empreendedorismo Rural para Jovens do município de Arroio do Meio; apresentação de experiências exitosas por jovens rurais empreendedores de Arroio do Meio.

Às 11h30min, trabalho de grupos; 12h10min, apresentação do resultado dos trabalhos de grupos; 13h, almoço de confraternização; 14h, visita a duas propriedades rurais de Sério. Uma delas, com atividades diversificadas(produção leite, aviário e outras atividades), de propriedade de Joceli, Rosane e Bruno Favaretto, e a segunda, com base na produção de leite, dirigida por Samuel Favaretto e de Diana Ruggeri.

Dia dedicado à juventude
No dia 15 de julho, foi lembrado o Dia Estadual da Juventude Rural, em que também foram lembradas a luta e as conquistas dos jovens que atuam no meio rural e que asseguram continuidade das atividades de produção de alimentos.

Este avanço da categoria pode ser demonstrado através do trabalho e do esforço em manter sempre acesa a chama da ousadia na busca por melhores oportunidades de acesso à educação, ao lazer e à qualificação profissional, para gerar renda na sua propriedade. 

Importância de apoio
De acordo com posição das lideranças dos jovens, os pais têm papel fundamental na decisão de permanência ou não, do jovem na propriedade rural. A afirmação do jovem na agricultura é um processo cultural e de aprendizagem, que está diretamente relacionada com a convivência familiar. 

A opção de ser ou não agricultor deve ser construída ou afirmada desde a infância, através da aprendizagem das atividades rurais até o orgulho e a motivação para exercer esta atividade. A convivência familiar é fundamental para a sua permanência na agricultura familiar.

Rumo certo
O Seminário Regional de Jovens Rurais de 2017", com o lema "Juventude Rural no Rumo Certo", tem por objetivo, primeiro para sensibilizar os Jovens da importância da gestão da propriedade rural para tomada de decisões acertadas nas suas atividades, além de relatar e divulgar experiências de jovens empreendedores rurais na propriedade junto com seus pais.

O terceiro objetivo é de ouvir, debater e propor alternativas para fortalecer a atuação do jovem na propriedade rural. 

Comentários

VEJA TAMBÉM...