Alicio Panorama

Vasco Bandeira - Marques de Souza

Créditos: Alício de Assunção
- Alício de Assunção

Na estrada não pavimentada que corta morros e margeia o Rio Fão, a quatro quilômetros da BR-386, está a pequena Vasco Bandeira, no interior de Marques de Souza. Colonizada por descendentes de imigrantes italianos a partir de 1912, oriundos de municípios da região da Serra gaúcha, como Garibaldi e Farroupilha, a localidade ainda conserva traços dos pioneiros como a religião, o trabalho e o lazer. "A melhor época por aqui foi entre os anos de 1980 e 1990", afirma Jovino Bottega (67), que manteve a única casa de comércio da localidade até 2012 e hoje reside alguns dias da semana em Lajeado e o restante na localidade. O empreendimento faz parte da história local. De propriedade de Ronaldo Eckert, no início do século passado, mais tarde foi adquirida pela família Bottega.

A localidade tem cerca de 120 moradores, a maioria se dedica à produção primária, como a plantação de fumo, milho e uva, além da produção de suínos e aves. Para o próximo ano deverá estar concluído o Condomínio Avícola da Cosuel. "Um ótimo lugar para viver, tranquilo e seguro, onde todos se conhecem e se ajudam. Os mais velhos estão aposentados e os jovens tomaram outros rumos como Lajeado e outras cidades. Poucos resolveram arriscar em continuar investindo na propriedade", atesta Bottega.

A fé é manifestada na igreja católica da comunidade, que tem como padroeiro São José. E é na fé e na ajuda comunitária que o povoado enfrenta as dificuldades e mantêm tradições como a Festa da Laranja, que ocorre em 13 de julho desse ano pela 38ª vez. "Um dia muito especial para nós, porque recebemos de braços abertos ex-moradores e visitantes de diversas cidades do Estado para confraternizar e passar bons momentos", destaca Bottega.

Também ocorrem todos os anos a Festa do Padroeiro São José e do Clube de Mães Rosário. Outro orgulho da comunidade é o Esporte Clube São José que já levantou a taça como campeão municipal em três oportunidades. Devido ao reduzido número de atletas, o clube se mantém em atividades promovendo torneios e jogos de veteranos.
O nome da localidade ainda gera dúvidas. Para alguns moradores seria em homenagem a um governador do Estado. Para outros, uma referência a um dos primeiros moradores da localidade.

 

Comments

SEE ALSO ...