Colunistas

Cooperar

Agenda 7 Assessoria em Comunicação [email protected]


A Sicredi Integração RS/MG reuniu cerca de 300 pessoas em evento na noite do dia 5 para prestação de contas do primeiro semestre de 2019. Coordenadores de Núcleo, Conselheiros de Administração e Fiscal e Colaboradores acompanharam ainda a palestra com o jornalista Alexandre Garcia. A Sicredi Integração RS/MG tem hoje R$ 1,6 bilhão em ativos administrados, um patrimônio líquido de R$ 203 milhões e um total de 52.031 associados.

A Cooperativa Languiru realiza dia 18, pela manhã, o 13º encontro do Dia dos Pais. Será no Salão Social da Associação de Funcionários, em Teutônia. Também há ingressos com preços e condições especiais para os demais integrantes do quadro social.

Estão abertas as inscrições para o 12º festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo. As músicas concorrentes podem ser enviadas à comissão organizadora até o dia 30 de setembro. O tema é "Cooperativas Por Um Trabalho Digno". Para participar é necessário que o autor da obra seja associado ou empregado de cooperativa. As músicas precisam ser inéditas.

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) foi reconhecida como entidade de utilidade pública. O texto sancionado pelo prefeito Telmo Kirst foi proposto pelo vereador Luizinho Ruas (PTB). A Coomcat foi constituída no ano de 2010, e é composta por 52 associados, que atuam no Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária.

Representantes de cooperativas gaúchas participaram no dia 9 do módulo preparatório da Missão do ramo Agropecuário para o Vale do Silício, nos Estados Unidos. A viagem da comitiva será entre os dias 9 e 13 de setembro, e tem como objetivo sensibilizar os agentes do cooperativismo sobre o ecossistema de inovação.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou projeto de lei de autoria do deputado Giovani Cherini para conceder o título de Patrono do Cooperativismo Brasileiro ao padre Theodor Amstad. Agora, o PL entra na pauta de votação do Plenário. Nascido em 1851 na Suíça, o padre foi o responsável por constituir, em 1902, a primeira cooperativa de crédito brasileira em Nova Petrópolis/RS. A cooperativa continua em atividade, porém agora com o nome de Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Pioneira da Serra Gaúcha, a Sicredi Pioneira/RS.

Foi divulgado edital de seleção de tutores a distância para atuarem no curso de Especialização em Cooperativismo, ofertado pelo Campus do Litoral Norte da UFRGS. Estão sendo oferecidas seis vagas de tutoria para os polos de Imbé, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Sarandi e Três Passos. As inscrições vão até o dia 25 deste mês.

Serão realizados entre os dias 18 e 22 de novembro a XXI Conferência Regional das Américas e o Congresso Continental de Direito Cooperativo, em San José, na Costa Rica. Serão realizadas mais de 20 reuniões, workshops e palestras sobre mudança, impacto, sustentabilidade e impacto político do setor cooperativo, com a participação de mais de mil pessoas de diversas partes do mundo.

Já entre os dias 14 e 17 de outubro ocorre em Ruanda, no continente africano, a Conferência Global sobre as "Cooperativas para o Desenvolvimento". O evento servirá para o aprendizado coletivo e o intercâmbio entre os participantes, em discussões para a Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Coagrisol e o Sistema Ocergs/Sescoop-RS deram início ao programa Aprendiz Cooperativo do Campo, em Soledade. O objetivo é estimular a permanência do jovem no meio rural, promover a sucessão familiar profissionalizada e o empreendedorismo cooperativo. A aula inaugural ocorreu dia 5. O curso atende jovens de 14 a 24 anos e terá duração de 18 meses.

Em pauta: Adelar Steffler (54), motorista, presidente e diretor Comercial da Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari Ltda (Vale Log). Também é presidente da Central Gaúcha das Cooperativas de Transporte de cargas e Passageiros (Rede Transporte).
- Desde quando está envolvido com o cooperativismo? Desde 2007, como presidente da Vale Log. Entre 2014 a 2018 fiz parte da diretoria da Ocergs como suplente, e depois me tornei membro efetivo do Conselho de Ética da Ocergs.
- Para você, cooperar é: somar de esforços coletivos com foco na sustentabilidade, num modelo econômico para o bem e o crescimento de todos.

 


Agenda 7

Comments

SEE ALSO ...