Colunistas

Cooprerar

Agenda 7 Assessoria em Comunicação [email protected]


A Certel, através da Campanha Mãos Dadas com a Saúde, assinou convênio com o Hospital Santa Isabel, de Progresso. A partir deste mês, o hospital está apto a receber doações de associados da Certel via fatura de energia elétrica. É a sétima entidade hospitalar beneficiada pela campanha

A utilização do aplicativo da Dália Alimentos por associados pode render uma tonelada de ração lactação alta genética de prêmio. A campanha começou neste mês e se estende até dezembro. Concorrem todos os associados que produzem leite e realizarem o pedido de ração via aplicativo.

Foi inaugurada em Lajeado, dia 4, a agência Sicredi Empresas, da Sicredi Integração RS/MG. Atualmente, a Sicredi Empresas compreende 150 associados, sendo esse número formado pelas empresas e pessoas físicas vinculadas, que são os sócios, diretores e administradores. A estrutura possui 384,83m², tem três salas de apoio, um espaço de convivência, mais estacionamento.

 

Começa nesta quarta-feira, e segue até sexta, o 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento ocorre no Instituto Federal de Brasília (IFB), localizado no Gama. O encontro estimula o desenvolvimento de estudos que buscam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas.

A Sicredi Integração RS/MG foi o primeiro patrocinador da 22ª Feira Industrial, Comercial e de Serviços (Expovale), que será realizada em novembro de 2020. O anúncio foi feito domingo, no encerramento da Construmóbil.

Integrantes de cooperativas de transporte participaram da 5ª Missão de Estudos das Cooperativas de Transporte. O evento ocorreu junto com o World Coop Management (WCM), em Belo Horizonte (MG). O Rio Grande do Sul foi representado pelo superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor da Ocergs, Roberto Brezolin, o presidente da Rede Transporte, Adelar Steffler e a técnica do Sescoop/RS, Tatiana Francisco.

O Rio Forqueta deve receber uma nova hidrelétrica, a ser construída a partir de 2020, pela Certel. A usina está orçada em R$ 42 milhões e ficará na localidade de Picada Arroio Leite, em Pouso Novo.

Itati realiza entre 11 e 20 de outubro a 1ª Semana da Alimentação Saudável, em parceria com a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (Coomafitt), Emater e outras entidades. O evento será no Galpão da Integração Sadi Brusch Klippel.

Entre 10 e 12 de outubro ocorre, em Brasília, o 2º Fórum Integrativo Confebras, voltado exclusivamente para o segmento cooperativista financeiro. O fórum é destinado a um público composto por lideranças do ramo e terá como tema "Cooperativismo de Crédito: +Intercooperação, +Cidadania, +Negócios". Informações em www.confebras.coop.br/fic/

Assembleia Geral Ordinária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) reorganizou os ramos do cooperativismo. De 13, passaram para sete. A partir de agora, o setor se divide em Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Trabalho, Produção de bens e serviços e Transporte. O objetivo é tornar mais efetiva a comunicação com a base e ampliar o alcance das ações de representação dos interesses do cooperativismo brasileiro.

As cooperativas Aurora e Garibaldi ganharam Medalha de Ouro na premiação 10 Star Wines e os Melhores Sucos de Uva durante a segunda edição da Wine South America, maior evento profissional de vinhos da América Latina, realizado em Bento Gonçalves. A Aurora ganhou na categoria Suco de Uva Orgânico, com o suco de uva integral Casa de Bento Orgânico; a Garibaldi com o Espumante Moscatel, vencedor na categoria Espumante Doce dos 10 Star Wines.

Quase três milhões de gaúchos estão associados em cooperativas. O dado é da Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2019 Isso significa que mais da metade da população (considerando que as famílias dos associados têm pelo menos duas pessoas) tem ligação com o setor. O crescimento acentuou-se nos últimos cinco anos, período em que o número de associados passou de 2,5 milhões (em 2014) para mais de 2,9 milhões de associados em 2019.

Porto Alegre ganhou sua primeira cooperativa escolar, viabilizada pela escola Lumiar e Sicredi União Metropolitana RS. Nas cooperativas escolares, as competências de todos são alinhadas aos quatro pilares da educação para o século 21 definidos pela Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Todos os cargos são ocupados por alunos.

 

Em pauta: Wilfred Dannebrock (55), gerente de Recursos Humanos da Cooperativa Certel, de Teutônia.
Há quantos anos está envolvido com o cooperativismo? Há 32 anos, desde que comecei a trabalhar na cooperativa
Para você, cooperar é: caminhar todos juntos para um mesmo objetivo, por um bem comum.


Agenda 7

Comentários

VEJA TAMBÉM...