Geral

Coluna do Deoli


Allgemeine Zeitung
** O lançamento do livro Pioneiros de Conventos, de autoria do pesquisador Waldemar Richter e do genealogista Heinz Schmidt, está recebendo mais uma repercussão na Alemanha. Uma reportagem publicada no jornal Allgemeine Zeitung, de Frankfurt, deu ênfase às 68 famílias que colonizaram o atual Bairro Conventos. O texto é ilustrado com duas fotos.

Assembleia do Capef
** Marco Kreimeier é o presidente do Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares (Capef), que tem Assembleia Geral Ordinária marcada para o dia 9 de março, com início às 14h em segunda chamada. O local será a sede da entidade em Teutônia. Na ordem do dia consta a eleição da nova diretoria.

População idosa
** Lélio Falcão é o coordenador do Fórum Social Mundial da População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades 2019, que começa hoje e vai até sexta-feira em Porto Alegre. O evento tem como tema principal: "Cidade Amiga do Idoso". Entre os assuntos a serem abordados estarão Respeito e Inclusão, Habitação, "Cuidados de idosos e pessoas com Deficiência, Mudanças Climáticas, entre outros.

Encontros de família
** - 29° Encontro da Família Kich será dia 10 de março no Centro Comunitário Evangélico da cidade de Cruzeiro do Sul. O evento servirá para comemorar os 190 anos da presença da família Kich no Brasil. Informações pelos fones (51) 99911-2399, com Ricardo ou (51) 98186-2051 com Edith.
- 3º Encontro da Família Wiebusch será dia 31 de março na Sociedade Palmeiras de Linha Paissandu, no interior do município de Westfália. Informações com Milton Wiebusch pelo fone (51) 3762-7460 ou Orlando Wiebusch (51) 3762-5496.
- 2º Encontro da Família Güntzel será dia 28 de abril em Ibirubá. Informações pelos fones (54) 99976-2534 ou (51) 3762-5217.

>> Encontro dos ex-seminaristas
** O 26º Encontro dos Ex-seminaristas da Diocese de Santa Cruz do Sul está marcado para 2 de março, no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio. É para matar a saudade dos tempos de internato. Na programação constam jogo de futebol (Gre-Nal), missa, jantar, cantoria e muita conversa. Informações com Nasário Bohn pelo fone (51) 98731-3975. Raul Henn (51) 99995-3785 ou Carlos Haas (51) 99967-8387.

>> Café da colônia
** Marciano Brandão é o proprietário do Café Colonial situado na localidade de Linha Santa Lúcia, interior de Muçum, no caminho para o Viaduto 13. A casa foi inaugurada em dezembro e atende dois domingos por mês, no primeiro e no terceiro. Em outras datas somente por agendamento. No cardápio tem cuca, biscoitos, tortas, bolos, linguiça e outras delícias da colônia.

>> Cervejeiros
** Mariano Rodrigues, professor, será o coordenador do curso Técnico em Cervejaria, que a Univates vai oferecer aos interessados em aprender sobre a produção de cervejas de forma segura e qualificada. A universidade oferecerá estrutura de laboratórios, em fase de implantações no Tecnovates. É o Laboratório de Bebidas Fermentadas, que irá contar com uma planta em escala piloto de uma cervejaria. Inscrições pelo site www.univates.br/tecnicos/inscricao, até o início das aulas, dia 14 de fevereiro.

>> Sicredi Centro
** Adilson Metz é o presidente do Sicredi Integração RS/MG, que no dia 18 de janeiro inaugurou sua agência Lajeado/Centro. A nova casa está localizada em frente às antigas instalações. O diretor executivo Luis Mario Berbigier, lembrou o compromisso da cooperativa em retribuir a credibilidade e confiança depositadas pela comunidade nesses 25 anos junto ao sistema Sicredi. A gerente da agência, Liviane Bald tem a responsabilidade de administrar as contas de mais de dez mil associados e os quase R$ 500 milhões em ativos. A agência Centro é uma das maiores do sistema Sicredi em volume de negócios.

>> Inovação
** O Movimento Por Lajeado (MPL) tem reunião marcada para o dia 20 de fevereiro, com início às 8h30min. no Salão de Eventos da prefeitura. O lançamento oficial será dia 28 de março, às 16h, na Univates. O MPL reúne representantes da Acil, prefeitura, Univates, diversos sindicatos, empresários, Sebrae, Sesc, CDL, conselhos municipais, associações de moradores, entre outras associações e grupos organizados. Conforme o prefeito Marcelo Caumo, o MPL vai liderar todas as ações de inovação, empreendedorismo, geração de emprego e renda no município.

>> API
** Diretoria da Associação dos Profissionais de Imprensa do Vale do Taquari (API/VT), eleita em novembro para a gestão 2019/2020, vai assumir oficialmente em março. Os profissionais da área da comunicação, jornal, rádio, TV, marketing, publicidade, assessoria de imprensa, internet, colunistas e outros podem de associar. Até a data da posse serão considerados sócios fundadores.

>> Programa 5g
** Ademar José Rodrigues da Silva, diretor da empresa Hajel Projetos e Consultoria, vai realizar evento hoje à noite para apresentação do Programa 5g da Gestão Empresarial. As ferramentas 5g foram criadas por Silva e aplicadas em sua empresa. Os convidados serão recepcionados, a partir das 19h30min, no salão de eventos do Condomínio Land Haus da Imojel, situado ao lado da UPA. "Nosso objetivo é dar suporte para a gestão de pequenas e médias empresas para facilitar o seu crescimento", explicou Ademar da Silva.


Comentários

VEJA TAMBÉM...