Colunistas

Fim do prazo

Créditos: Deraldo Goulart

>> Fim do prazo
A depuração das candidaturas a presidente da República tem prazo para acontecer. Os partidos têm até 15 de agosto, último dia para o registro dos nomes dos candidatos no Tribunal Superior Eleitoral.

>> Balão de ensaio
Já houve muito balão de ensaio de presidenciáveis e muitas desistências antes mesmo do lançamento das pré-candidaturas. As duas mais notórias foram as do apresentador Luciano Huck e do ex-ministro Joaquim Barbosa.

>> Intenções de voto
A mais recente desistência veio do empresário Flávio Rocha, lançado à Presidência pelo PRB. Mesmo sendo um dos pré-candidatos que mais viajaram pelo Brasil, o dono da Riachuelo tinha apenas 1% das intenções de voto.

>> Condenado por injúria
Flávio Rocha foi condenado pela 2ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, por injúria e danos morais ao pagamento de R$ 153,7 mil à procuradora do Trabalho Ileana Neusa Mousinho, por mensagens publicadas contra ela nas redes sociais dele.

>> Tal pai, tal filho
O PR está numa situação inusitada pelo leque de possibilidades aventadas. O empresário José Gomes, filho de José Alencar, que foi vice-presidente de Lula, pode ocupar o mesmo posto do pai na chapa do PT.

>> Apoio partidário
Mas também há negociações para o PR apoiar formalmente a candidatura de Jair Bolsonaro. Abertura que vai do espectro político da esquerda até a direita radical. O tempo de TV é um dos principais predicados do PR.

>> Partido dividido
O PSB também está dividido nas propostas de alianças. O governador de Pernambuco Paulo Câmara defende que seja com o PT. Já Márcio Lacerda pré-candidato ao governo mineiro quer a aliança com Ciro Gomes.

>> Definir rumos
Muitos partidos ainda precisam se definir sobre as próximas eleições. Entre eles, o DEM e o PP, duas das mais tradicionais siglas da política Brasileira. Os dirigentes partidários especulam sobre o tema, mas não definiram o rumo.

>> Incógnita da eleição
A grande incógnita é o campo da esquerda, especialmente, a postura do PT. A candidatura de Lula é anunciada, mas ela pode ser inviabilizada pelaJustiça. E daí, o que virá? Qual será o nome a ser posto na disputa?

>> Formandos em Administração 
A noite desta sexta-feira foi especial para os formandos do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação de Lajeado. Parabéns pela formatura em especial à Luisa Meurer Goulart.


Deraldo Goulart

Comentários

VEJA TAMBÉM...