Colunistas

Coluna do Fabiano


Sem condições
Levantamento aponta que 90% dos municípios do Vale estão descontentes com os serviços de telefonia celular e internet. Hoje, é mais fácil falar com a China do que com Nova Bréscia, Coqueiro Baixo e Imigrante, por exemplo. Citei estes, mas poderia incluir uma relação maior de cidades com estes problemas. Sem sinal de celular, o funcionamento de internet fica comprometido. Inadmissível que isto ainda ocorra em plena era da comunicação.

200 comunidades
O projeto Passeios na Colônia, criado em 2011 no Distrito de Tamanduá, Marques de Souza, realiza, em 20 de maio, a 137º edição de caminhadas. O destino será a localidade de Linha Noventa, interior de Coronel Pilar, divisa entre a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari, onde a iniciativa irá comemorar a passagem por 200 pequenas localidades em 45 municípios das serras do Botucaraí e Gaúcha, vales do Rio Pardo e Taquari e região Carbonífera, atraindo 20 mil participantes. Em oito anos foram percorridos 2.500 quilômetros e plantadas 1.500 árvores. O idealizador Alício de Assunção destaca alguns pontos como a garantia de sucesso do projeto: a elevação da autoestima dos moradores, a contemplação das belezas naturais, gastronomia e a vivência com a simplicidade do interior. Caminhantes de diversas regiões do país e até do exterior têm participado das caminhadas. Desejamos vida longa ao Passeios da Colônia. (TEM FOTO)

Enlace
O presidente da Câmara de Vereadores de Travesseiro, Tiago Weizenmann, une-se em matrimônio neste sábado com Andréia Kaufmann. O casamento será na Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação, de Travesseiro, e a recepção aos convidados, no Clube Esportivo Travesseirense. Felicidades ao casal.

"Mordida"
Confesso que fiquei triste e preocupado, mas não espantado, com o relato de um empresário do ramo da construção. Sua empresa aguarda há pelo menos 12 anos a liberação de um grande projeto em uma cidade fora da região (é longe daqui), porque os envolvidos, profissionais do setor público municipal, sempre "pedem" algo em troca. Sem propina, sem projeto. O empresário sempre negou, pois acredita que desta forma poderá ajudar a moralizar o serviço público. Como ocorreram mudanças na equipe dessa prefeitura, ele acredita que a partir de agora as coisas possam mudar. É o que espera, em qualquer esfera pública.

No escuro
Leitor relata que na Rua João Goulart, que liga os bairros Campestre e Olarias, passando na frente da IFSul e chegando até a BR-386, são pelo menos 16 postes com lâmpadas queimadas. É a realidade de muitas ruas da cidade: escuridão. A Prefeitura de Lajeado alega que a empresa responsável tem fornecido material de péssima qualidade e já está tomando providências para mudar esta situação. Enquanto isto, as reclamações são constantes.

Amiguinhos
A foto registra a visita que os vereadores Carlos Eduardo Ranzi (MDB) e Neca Dalmoro (PDT) fizeram esta semana à Escola Municipal de Educação Infantil Entre Amiguinhos, no Bairro São Cristóvão. O nome da escola retrata a ligação de ambos. Esta amizade poderá, inclusive, levar os dois a formar uma das alianças de oposição para disputar a Prefeitura de Lajeado na eleição de 2020. Os vereadores estão próximos e sintonizados. (TEM FOTO)

Articulação
Fazenda Vilanova sediou encontro dos Progressistas da região esta semana para apresentação do Projeto 2020 Começa Agora, tendo como pauta a preparação das convenções municipais, previstas para os dias 18 e 19 de maio. O encontro contou com a presença de Celso Bernardi, presidente estadual da sigla. Na ocasião, o vereador Mozart Lopes foi indicado como o futuro presidente dos Progressitas de Lajeado.

Tranqueira
Aos entendidos de trânsito, uma sugestão: experimentar, nem que seja por horas, o fechamento da sinaleira da RS-130, na frente do Posto do Arco, obrigando assim os motoristas a buscarem o túnel construído bem próximo como alternativa de atravessar a pista. Será que esta medida não amenizaria o congestionamento em horários de pico na rodovia? Não custa testar.

Democratas
A Convenção Estadual do Democratas, realizada esta semana em Porto Alegre, contou com a presença do Ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni e oficializou seu filho, o deputado Rodrigo Lorenzoni, como presidente do partido no Estado para os próximos três anos. O estrelense Felipe Diehl foi eleito tesoureiro. Jean Vargas Castro, secretário municipal do partido, e Nilson de Oliveira, presidente do Democratas de Bom Retiro do Sul, marcaram presença e aproveitaram para entregar uma carta de demanda do município para as lideranças. O Democratas tem funções estratégicas nos governos de Bolsonaro e Leite. Agora o partido planeja usar este prestígio para intensificar ações nos municípios gaúchos. Na foto, Onyx, com Jean e Nilson e o deputado Dr. Thiago.


Comments

SEE ALSO ...