Geral

Coluna do Fabiano


>> Demora
** A demora na indicação de nomes para sua equipe de governo por parte do futuro governador Eduardo Leite deixa integrantes dos partidos da base em polvorosa. O PSDB é um partido de pouca estrutura, não existe na maioria dos municípios, e é certo que integrantes de outras siglas serão aproveitados para cargos. Mas quais partidos, que cargos e os nomes são desconhecidos. E isto tem gerado muita especulação. Algumas, sem noção.

 

>> Escalados
** Uma das situações mais constrangedoras para um político é escalar-se para um cargo. Coloca sua credibilidade em jogo e vira motivo de chacota. Se vê aos montes neste período de montagem de governo.

 

>> Moção
** Recebi pelas redes sociais cópia de uma moção de apoio ao nome da professora Greicy Weschenfelder para que a mesma continue na Coordenadoria de Educação. Sei da competência e do bom trabalho desenvolvido por Greicy na função e até mesmo o carinho que recebe das direções de escolas. Mas penso ser pouco provável tal medida. Ela é ligada ao MDB, partido de oposição a Leite. O próprio governador seria muito cobrado se mantivesse ela no cargo.

 

>> Ajuste
** Prefeito de Anta Gorda manda projeto para a Câmara de Vereadores com vistas ao ajuste fiscal atual e para o futuro. Propõe a extinção das licenças-prêmio para os próximos concursados. Projeto polêmico, mas interessante e corajoso para o futuro econômico do município.

 

>> Mistério
** Continua o mistério sobre desaparecimento do gerente do Sicredi de Anta Gorda. Até agora nenhuma pista do que possa ter acontecido. A polícia segue em suas linhas investigatórias.

 

>> Elogiável
** É preciso reconhecer. Muitas pessoas reclamam do atendimento da Stacione em Lajeado, porém, a jovem Roseli Carolina Weiss é exemplo de grande simpatia e desejo de ajustar tudo o que for possível. Ela atende quarteirões próximo ao Café Barbera.

 

>> Convidado
** Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, José Beltrame foi convidado para ser secretário de Segurança no RS. Declinou do convite.

 

>> Próximas
** Mariela Portz (PSDB) e Mareli Vogel (PP) estreitaram relações ainda mais nas últimas semanas. Duas lideranças femininas que, mesmo em partidos distintos, estão na coligação que elegeu o governador Eduardo Leite.

 

>> Força
** Tenente-coronel Zucco, deputado estadual mais votado no RS, foi convidado a partilhar suas propostas e projetos para a Loja Maçônica Obreiros de São João, 42. O professor de Filosofia Gustavo Arossi foi o mediador do encontro que reuniu mais de 40 maçons. Zucco faz parte oficialmente da equipe de transição do governo Bolsonaro. Indicação é via General Hamilton Mourão, vice-presidente eleito. Ele vai assumir a vaga na Assembleia, embora seria o secretário de Segurança dos sonhos de Eduardo Leite. Mesmo que Zucco tenha aberto voto no segundo turno para Sartori, Leite procura aumentar a base de apoio na Assembleia. Numa das fotos, o parlamentar está com o professor Arossi e, na outra, com o novo Secretário nacional de Segurança Pública, General Theofilo, e deputado Zucco será voz de destaque na área da segurança.


>> Manda a conta

** Uso muito a frase: "um dia a saúde manda a conta", fazendo uma analogia de que devemos evitar os excessos e controlar a nossa saúde. Confesso que não sou um exemplo e não sigo à risca o que falo. Esta semana o corpo mandou recado e me colocou num hospital. Graças a Deus, e aos profissionais da saúde, estou bem e em recuperação. Mas a lição precisa ser levada em conta: não adianta trabalhar demais, querer fazer mais do que se tem condições, assumir todos os compromissos do mundo e esquecer das atividades físicas, de uma alimentação saudável e de afazeres que possam evitar o estresse. Somente após "sustos" que realmente podemos começar a entender que cedo ou tarde a saúde manda a conta. E, às vezes, ela vem pesada demais.

 

>> História
** Foi inaugurado esta semana o monumento Pioneiros de Conventos no Urban Center Conventos, obra doada pela empresa Richter Gruppe. Nesta mesma oportunidade, foi apresentada a pesquisa dos pioneiros do bairro realizada pelo historiador Waldemar Richter em parceria com o jornalista e genealogista Heinz Schimidt, originando o livro Pioneiros de Conventos 1861. Este espaço passará a integrar o patrimônio público cultural da cidade de Lajeado. O cônsul alemão no RS e o prefeito de Lajeado marcaram presença.


Fabiano Conte

Comentários

VEJA TAMBÉM...