Colunistas

Mareli Vogel fala no Papo de Café

"A política move a sociedade"


Começo de conversa

2018 será sem dúvida um ano de muitas emoções. Pode parecer cedo já comentar, mas, teremos eleições: presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Parece-me que a tendência será de acirramento, muito maior que o último grande embate, a exemplo de Dilma versus Aécio.
No cenário estadual, será que Sartori será o primeiro governador gaúcho reeleito? É cedo, sim, é cedo… mas outros nomes aparecem? ou apareceram? No plano de representantes - deputados federais e estaduais - alguns nomes do Vale do Taquari já aparecem como pré-candidatos. Mariela Portz (vereadora de Lajeado) já costura com tucanos de várias localidades. Sérgio Kniphoff também deverá pleitear votos, assim como o já deputado estadual Ênio Bacci. E o ex-prefeito de Lajeado, Schimdt, estará no páreo?


Você sabia que...

A Polícia Federal sempre atribui um nome às suas operações. A última, que segue na linha da operação "Carne Fraca", chama-se "Lucas". O nome da atividade faz referência à passagem Bíblica do livro de Lucas que diz: "Não peçais mais do que o que vos está ordenado" e "A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo".


Papo de Café


Nome: Mareli Lerner Vogel
Naturalidade: Bom Retiro do Sul
Profissão: Professora séries inicias e de Sociologia
Time do coração: Grêmio
Política é… A Política move a Sociedade. São as decisões políticas que definem a vida do Coletivo, eis a grande importância da participação dos cidadãos nessas decisões, através da escolha prudente de seus representantes bem como o acompanhamento constante da atuação destes no dia a dia.
Gostaria de tomar um café com... Juiz federal Sérgio Moro

Duas perguntas para Carmen Lúcia Lima Helfer, reitora da Unisc


Quais são os atuais números da Unisc?
A Unisc conta atualmente com mais de 13 mil estudantes nos níveis de graduação e de pós-graduação. São 55 cursos de graduação, oito programas de pós-graduação stricto sensu, sendo oito mestrados e cinco doutorados. Além do campus-sede, em Santa Cruz do Sul, a Universidade possui campi em Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires.

Como o senhora enxerga o cenário econômico político atual?
São temas que estão interligados, pois a política interfere diretamente na economia brasileira. Assim sendo, como estamos diante de mais uma crise política é natural que o reflexo negativo na economia do país seja inevitável. Então, vivemos um momento em que precisamos absorver e ter a coragem necessária para enfrentar os problemas de frente. Isso envolve uma revisão geral em todas as áreas, o que engloba, por exemplo, gestões mais voltadas a rever modelos tradicionais até então existentes e que estavam dando certo, mas que agora já não surtem mais efeito. Desse modo, se torna necessário criar alternativas para que o país tenha condições de se fortalecer diante da atual crise. Mas, é importante continuarmos acreditando em um Brasil melhor, pois no meio de uma crise sempre existem oportunidades e é a isso que precisamos estar atentos.


Já foi dito… "Mens sana in corpore sano", "Uma mente sã num corpo são".

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...