Colunistas

A compra da sede da Câmara de Lajeado

Fosse eu o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado teria chamado a população para uma grande audiência pública


** Fosse eu o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado teria chamado a população para uma grande audiência pública. E que os participantes pudessem opinar e responder se a Câmara deveria ou não ter uma sede própria. A presidência tem o "poder" para decidir sozinho, mas seria um ato para ficar de bem com a comunidade e acima de tudo ter o respaldo na decisão, a favor ou contra. É bom lembrar que os políticos precisam da comunidade e nada melhor que trabalhar no caminho do pensamento da mesma.


** Fabiano Acadroli (PP) será o presidente da Câmara de Vereadores de Imigrante em 2018. Terá como vice, Ana Paula Rother (PT) e como secretária Rejane Prediger (PMDB).


** Começa o planejamento do Carnaval Regional em 2018. A princípio, o Carnaval de rua será dia 17 de fevereiro em Bom Retiro do Sul; 24 de fevereiro em Lajeado; 3 de março em Fazenda Vilanova e dia 10 de março em Estrela.


** O deputado federal Jeronimo Goergen (PP) esteve em Lajeado na sexta-feira fazendo uma reunião com lideranças Progressistas. No encontro foi tratado o tema eleição e a possibilidade de que a vice-prefeita Gláucia Schumacher seja candidata a deputada estadual. Ela admitiu que poderá aceitar este desafio. Eliana Heberle, presidente do PP de Lajeado, vai a partir de agora intensificar as ações no sentido de consolidar esta candidatura. Outros dois nomes lembrados como possíveis candidatos a estadual pelo partido na região são de Isidoro Fornari (com respaldo de ter feito uma boa votação na eleição passada) e de Mareli Vogel (que concorreu a deputada federal na eleição passada). 


** Prefeito de Paverama Vanderlei Markus (PMDB) foi condenado pelo Tribunal de Justiça a dois anos de serviços comunitários e a indenizar o município em R$ 678,00. Servidores e máquinas da prefeitura foram utilizados para serviços no Parque de Eventos de propriedade da família Markus. O irmão do prefeito, Vilmar Markus, teve pena semelhante. Eles se livraram de acusações na ação penal. O prefeito deve recorrer da decisão.


** Na rua Sibila Weissheimer, no bairro Montanha, moradores da redondeza estranham que a via terá calçamento na primeira quadra, próximo a avenida Benjamim Constant, pula uma quadra (onde tem área da verde da Prefeitura) e é retomado na quadra seguinte. Ou seja, de toda a via, duas quadras receberão calçamento. Sabe-se que é uma pavimentação comunitária e que precisa de adesão dos moradores, mas ficará estranho.


** Vereadora Luciara Silva (PSDB) será a nova presidente da Câmara de Vereadores de Paverama. A eleição ocorre na semana que vem.


** Em Marques de Souza, Mauro Giovanella (PSB) será o presidente do Legislativo em 2018.


** Pelo acordo entre os partidos, Mariela Portz (PSDB) teria a presidência da Câmara de Lajeado no próximo ano. Como será candidata a deputada federal, abriu mão. Eder Spohr (PMDB) será o presidente.


** Em Estrela, um acordo de "cavalheiros" faz com que o presidente da Câmara, eleito por dois anos, renuncie e um novo é escolhido. Ernani de Castro (PMDB) abrirá mão e em seu lugar assumirá Marco Aurélio Wermann (PV).


** Alexandre Schneider do Movimento Reconstrução Certel está andado por todos os municípios onde a empresa tem associados. Junto com apoiadores tem buscado explicar seu propósito de "reconstruir a Certel". A eleição na cooperativa ocorre em 2018 e Alexandre será um dos candidatos.


** Prefeitos de Lajeado e Teutônia, Marcelo Caumo e Jonatan Brönstrup, participaram do evento Craques Solidários realizado na sexta-feira à noite na Univates em Lajeado, em benefício da Apae. Os dois entraram em campo e jogaram por alguns minutos. Prefeito Caumo, nos tempos de jogador era conhecido por "Patrola" e o prefeito Jo disse que sempre "engana" bem quando joga bola. 


** Esta semana foram plantadas árvores na Avenida Benjamim Constant, parte duplicada, em Lajeado. Bela iniciativa da Prefeitura, que já foi criticada por cortar árvores pela cidade.


** O PMDB, que não tem candidato próprio à Presidência desde 1989, faz parte da base aliada dos governos federais desde a década de 1990.


** Sem a reforma da Previdência e com a lei orçamentária aprovada, o recesso do Legislativo começou sexta. Trabalho no Congresso, só em fevereiro.


** Pensando bem, talvez o Grêmio não "acabe" com o Planeta neste sábado. Independente do resultado, a caminhada gremista é merecedora de festa. Mas ainda tenho confiança de que o Tricolor fará frente ao gigante Real.

 

 

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...