Colunistas

A polêmica da "cura gay"

O tema "cura gay" voltou à tona com a decisão do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho - da Justiça Federal da Seção Judiciária do DF


Começo de conversa
"Setembro é o mês amarelo, e o aviso é forte: em quatro anos, tivemos 12% de aumento de suicídios no Brasil. Entre os jovens, na faixa dos 10 a 19 anos, o número de mortes subiu de 782 para 893. As causas são múltiplas e merecem estudo. É no Sul que se concentram os casos. Na região que tem 14% da população do país, acontecem 23% dos suicídios". O alerta foi feito, recentemente, pela deputada federal Yeda Crusius.

O tema "cura gay" voltou à tona com a decisão do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho - da Justiça Federal da Seção Judiciária do DF - que permite atendimento psicológico referente à reorientação sexual. Pela ação, movida por um grupo de psicólogos, a homossexualidade poderia ser tratada como doença. A polêmica sentença do magistrado, porém, não é o único caminho para a "cura" dos homossexuais avançar no Brasil. Há na Câmara dos Deputados um projeto de lei que avaliza a busca pela "reversão sexual" por meio de tratamentos psicológicos.


Você sabia que...
O projeto de lei em discussão é o 4.931, de 2016, apresentado pelo deputado federal Ezequiel Teixeira (PTN-RJ), que propõe um decreto legislativo para autorizar a aplicação de uma série de terapias com o objetivo de "auxiliar a mudança da orientação sexual, deixando o paciente de ser homossexual para ser heterossexual, desde que corresponda ao seu desejo".

Recordar é viver...
Há 40 anos
A 20 de setembro de 1977, faltando poucas horas para se esgotar o seu prazo de permanência no Uruguai, Leonel Brizola deixou Montevidéu, embarcando para Buenos Aires (Argentina). Era a escala antes de seguir para os Estados Unidos, que lhe concedeu asilo político. Brizola tinha sido expulso do Uruguai após 13 anos de exílio, sob alegação de que havia quebrado normas do país.


Papo de Café
Nome: Rodrigo Boaro
Naturalidade: Muçum
Profissão: Comercial Bebidas Chiamulera
Time do coração: Internacional
Política é... Arte ou ciência da organização, direção e ou administração de nações ou estados, que, lamentavelmente em nosso país parece não existir, e, pior, sem interesse de mudanças por parte de nossas lideranças.
Gostaria de tomar um café com... Papa Emérito Bento XVI.


Duas perguntas para: professora Cristiane Feltraco Navarro, Diretora Jurídico/Administrativa e coordenadora do NAP, regional Lajeado.

1) O que é o Núcleo de Apoio ao Professor (NAP)?
O NAP é um núcleo de apoio contra a violência ao professor.
Este núcleo já se encontra em funcionamento no Sinpro desde 2007, pois após várias denúncias feitas pelos professores tomou-se a iniciativa de criá-lo.
Após a realização de uma pesquisa que resultou na cartilha: Saúde/Adoecimento mental percebeu a necessidade de atender a demanda no interior do estado. Neste ano foi colocada este serviço a disposição em 5 regionais e ao longo dos próximos anos o objetivo é ir disponibilizando este serviço em todos as regionais do Sinpro/RS.

2) Por que surgiu a ideia de criar um grupo especial de apoio à classe docente?
Na regional do Sinpro, em Lajeado, o trabalho desenvolvido junto aos professores ocorre em parceria com a clínica Naces. A ideia deste Núcleo é fornecer suporte psicológico, se necessário também jurídico para o professor enfrentar a violência que na maioria das vezes ocorre de forma velada nas escolas. É um serviço oferecido aos professores da rede privada do ensino.


Já foi dito...
Não eduque seus filhos para serem ricos, eduque-os para serem felizes. Assim, quando crescerem, eles saberão o valor das coisas, não o preço" - industrial indiano Ratan Tata, fundador do império Tata.

 


Gusttavo Arossi

Comentários

VEJA TAMBÉM...