Colunistas

Coluna Cooperar

Agenda 7 Assessoria em Comunicação [email protected]


Após 72 anos, a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel) passa a se chamar Cooperativa Dália Alimentos Ltda. A nova denominação da empresa, fundada em 15 de junho de 1947, foi aprovada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada neste mês. Além de suínos, a cooperativa também atua na área de laticínios e, em 2019, passará a produzir frango de corte.

 

- A Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS lançou pesquisa para conhecer um pouco mais sobre o cenário da Comunicação Cooperativista no Rio Grande do Sul. A proposta foi apresentada durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2019. A pesquisa tem como objetivo estabelecer um canal direto com os profissionais que atuam na comunicação das cooperativas gaúchas, além de conhecer mais sobre as pretensões de carreira, visões de futuro e áreas de atuação dos profissionais.

 

- A Cooperativa Languiru deu início às aulas da segunda turma do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa. São 37 cooperados participantes. A iniciativa tem o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e execução e acompanhamento pedagógico da Univates. O curso é dividido em módulos, conta com 100 horas/aula, e se estende até o dia 6 de dezembro, com encontros quinzenais.

 

- O 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo, que ocorre de 9 a 11 de outubro em Brasília, está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos. Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), integrantes do Sistema OCB, o evento busca estimular estudos que ofereçam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas.

 

- A participação das cooperativas na concessão de crédito rural saltou de 9% em 2014 para 17,2% em 2018, segundo informações do portal MundoCoop. Atualmente, 437 cooperativas de crédito, em 600 cidades, atuam no segmento rural no país - segundo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).


- Pela primeira vez a Mostra do Museu dos Pioneiros de Rochdale será apresentada fora da Inglaterra. A exposição conta a história da Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale, primeira cooperativa dos tempos modernos, fundada em 1844, e será uma das grandes atrações do World Coop Management (WCM), que ocorrerá nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. Interessados em participar do congresso internacional de gestão para o segmento cooperativista podem se inscrever pelo site http://www.wcm.coop/


- A Cooperativa Santa Clara inaugura, em julho, sua nova indústria de laticínios. Será na cidade de Casca (RS). A construção de 22 mil metros quadrados já está concluída e já está na fase final de testes dos equipamentos para envase do leite UHT. A capacidade instalada é para industrialização de 600 mil litros por dia. O investimento é de R$ 130 milhões e irá gerar 150 empregos diretos até 2021.


- A Unimed Litoral Sul, localizada em Rio Grande, completou 25 anos no dia 11. Diversas ações marcaram a data - entre elas o plantio de 25 árvores em praças da cidade e um passeio ciclístico.


- Será realizado nos dias 11 e 12 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), o 6º Workshop Gestão Estratégica de Crédito - navegando rumo às melhores práticas. As inscrições podem ser feitas pelo email [email protected]

 

Em pauta: Dirceu Bayer (65), presidente da Cooperativa Languiru, de Teutônia

- Há quantos anos é cooperativista: são 38 anos de Languiru, dos quais 17 no cargo de presidente (é o presidente mais longevo em 63 anos de cooperativa).

Cooperar é: desenvolver a economia, criar oportunidades de emprego e renda, proporcionar qualidade de vida, promover o desenvolvimento da comunidade e incentivar o empreendedorismo. Tenho a convicção de que o meio mais justo da sociedade alcançar seus objetivos é pela cooperação. No cooperativismo, todos os recursos captados são aplicados na comunidade local e as sobras ainda podem ser distribuídas entre os associados, o que movimenta a economia e cada vez mais fortalece o sistema cooperativo, reflexo da valorização do ser humano.

(Arlete Campos/divulgação) 


Comments

SEE ALSO ...