Colunistas

Coluna do Fabiano

Créditos: Fabiano Conte

Exemplo 
** Seu filho seguirá seu exemplo, não seu conselho. A frase resume a conduta que nós pais temos que ter em relação aos nossos filhos. Muito mais do que lindas palavras, faça o que é certo. Não adianta dizer para meu filho não beber e fumar numa festa se no domingo eu encho "a cara" em casa. Não resolve falar para ele respeitar as pessoas, se eu ajo com preconceito. Não fará sentido dizer para obedecer professores se eu xingo e bato boca com pessoas na rua ou no trânsito. Nós somos os exemplos de nossos filhos.


Limites 
** Os fatos de violência não ocorrem somente longe de nós. Estão mais perto do que possamos imaginar. Está na hora de voltarmos a impor limites para criarmos uma geração mais respeitosa. Um NÃO hoje poderá tirar as crianças da marginalidade e das drogas amanhã. O escritor Mario Sérgio Cortella escreveu numa ocasião que "muitos pais entregam os pontos", não desistem de educar, mas de fazer o esforço necessário de formar alguém. Vale para refletir: tem desafio maior do que dar limites a um ser humano em formação?


Parado
** O relato é de um assessor de deputado na Assembleia Gaúcha. "Estamos na segunda quinzena de março e não tem o que votar no plenário da Assembleia. Leite pintou como grande esperança de redenção, mas depois de certos secretários escolhidos...sem falar que mais de 70% do "time" ainda é do Sartori. PSDB não sabe até hoje porque ganhou."


Mexida
** Deve começar nos próximos dias a mexida de cargos no governo do Estado. Os emedebistas serão substituídos. Os parlamentares que mais perderão "apadrinhados" políticos são Edson Brum, Alceu Moreira e Marcio Biolchi. Mesmo sendo da "base", o MDB dará mais espaço para companheiros do PSDB, PTB e PP.

>> Fim de linha 
** Áurio Scherer foi um dos militantes petistas mais ferrenhos aqui no Vale do Taquari. Líder do movimento de agricultura familiar; vice-prefeito de Arroio do Meio e batalhador de causas da região. Esta semana ele encaminhou sua desfiliação do PT e irá encarar novos desafios. Fará parte da equipe de trabalho do deputado estadual Dirceu Franciscon, do PTB. Por enquanto, Scherer não ingressará no PTB, mas este deverá ser o seu destino em breve. O parlamentar terá um assessor que conhece como ninguém a região. Na foto, Áurio está ao lado do deputado Dirceu e dos futuros companheiros de partido, Elmar Schneider e Fabiano Diehl.

 

>> Golaço
** Prefeito Marcelo Caumo marca um "golaço" ao escalar o médico Cláudio Klein como novo Secretário da Saúde de Lajeado. Klein é da linha conciliadora e conhece como ninguém a área da saúde. Irá contribuir e muito para a tomada de decisões nesta que é uma das secretarias de destaque do governo municipal. O novo secretário acredita que parcerias com a Univates e o Hospital Bruno Born são benéficas para o bom andamento dos projetos da pasta.

 

Falha
** As falhas se repetem, sai governo, entra governo. Secretária da Saúde do Estado veio em visita oficial à região e a imprensa não foi avisada sobre o encontro. Depois cobram quando não recebem atenção.

 

Convite
** Secretário da Saúde de Estrela, Elmar Schneider (PTB), é assediado para assumir um cargo no Governo de Eduardo Leite. Seu destino poderá ser a Fundação Gaúcha do Trabalho.

 

Dúvida
** Estou querendo entender a manifestação do ex-presidente Lula (através de sua conta no twitter) e da direção do PT nacional sobre a prisão do ex-presidente Michel Temer. "MP e PF não podem ficar fazendo espetáculo", disseram eles. Ué, mas o cara não era golpista até o final do ano e agora voltou a ser amiguinho com defesa pública condenando sua prisão?

 

>> Conhecimento
** O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo; os secretários Rafael Zanatta (Planejamento) e André Bücker (Desenvolvimento); e a vereadora Mariela Portz (PSDB) participaram esta semana do Smart City Expo Curitiba 2019, segunda edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. O evento realizado na capital do Paraná reuniu mais de seis mil pessoas, representantes de cidades de todo o país e delegações de 25 cidades do exterior. Em torno de 80 especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor abordaram cases e provocarão debates e reflexões sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias, inovação e sustentabilidade. A busca de conhecimento é essencial para o desenvolvimento de uma cidade. Lajeado precisa a modernização, a novidade, uma nova forma de mobilidade. Que as experiências adquiridas possam inspirar.

 

API
** O jornalista Deoli Graeff assume como presidente da API - Associação de Profissionais de Imprensa do Vale do Taquari em solenidade marcada para segunda-feira, dia 25. O ato será no auditório da Clínica de Wilson Deves e contará com a presença da secretária da Comunicação do Estado, Tânia Moreira.

 

Comments

SEE ALSO ...