Colunistas

Coluna do Fabiano


Caos na educação 
** Fiquei espantado ao ouvir o Secretário da Educação do Estado, Faisal Karam, falar durante uma entrevista de que a falta de professores em escolas estaduais é problema de gestão nas próprias escolas. Por favor senhor secretário, não ofenda a população gaúcha. O caos na educação gaúcha não é culpa deste governo, que recém assumiu, e nem do que estava antes. Vem de anos. Agora, tentar jogar a culpa para as escolas é demais.

Largado 
** A ineficácia do Governo Leite para a educação passa até pela maneira de escolha dos coordenadores regionais. Serão definidos por uma espécie de concurso. Enquanto isto, os problemas vão se acumulando. Governador, não foi isto que o senhor prometeu em campanha.

Absurdo
** Para que o leitor tenha noção do que as escolas estão passando, a coluna aborda situações relatadas por pais e alunos do Colégio Presidente Castelo Branco, o Castelinho, localizado em Lajeado e que tem hoje em torno de mil alunos. A biblioteca tem uma professora com 20 horas semanais dando expediente. O resto do tempo ela fica fechada. A coordenadora pedagógica, essencial para o bom funcionamento do projeto educacional, está sendo solicitada para ir à sala de aula, ficando sem o trabalho de coordenação. O laboratório de informática, considerado um dos melhores da rede estadual, fica a maior parte do tempo fechado por falta de profissional para atender. E mais grave ainda, não há professores especializados para atender alunos com necessidades especiais. Esta semana uma mãe de aluno ligou para a coordenadoria de educação para reclamar da falta de professor de física, mas não recebeu qualquer informação de que a situação possa ser resolvida. A coluna contatou a direção da escola para que falasse sobre estes problemas, mas ela preferiu não se posicionar neste momento, informando apenas que tenta resolver estas situações da melhor forma possível, evitando assim atrito com o comando estadual. A realidade do Castelinho não está distante de outras escolas da rede estadual. Até quando vamos ter que conviver com a ineficácia governamental na educação gaúcha?

 

>> 54 anos 
** O Castelinho já foi o maior colégio da região. Chegou a ter em torno de 2.500 alunos. Hoje são cerca de mil. Por lá passaram milhares de alunos e certamente outros tantos ainda frequentarão o educandário com o passar dos tempos. Na sexta-feira, dia 26, o Castelo completa 54 anos de fundação. As comemorações serão internas e com faixas colocadas na faixada do prédio para chamar atenção da importância da educação.

>> Prestigiado 
** José Alves é vereador em Estrela e hoje responde pela Sedesth - Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. É bem quisto pelas pessoas de baixa renda e tem trânsito em todas as camadas sociais. O secretário é potencial nome para compor uma chapa à majoritária em 2020. Tem prestígio e aceitação. Esta semana, em sua Igreja, recebeu a visita dos deputados Maurício Dziedrick (federal) e Elisandro Sabino (estadual), ambos do PTB.

 

Juros
** Do total de recursos arrecadados pelo Governo Federal, 45,11% vão para pagamento dos juros da dívida brasileira; 22,42% para a previdência social e 10,21% para estados e municípios. Somente depois aparecem saúde (4,17%) e educação (3,34%) como fonte de investimentos. A dívida brasileira é de R$ 3,55 trilhões. Pagamos de juros em torno de meio bilhão ao ano.

Candidato
** Ministro Osmar Terra, da Cidadania, declarou em encontro com amigos na cidade de Santa Clara do Sul, que pretende ser candidato ao Governo Gaúcho. No mesmo encontro ele lançou o nome do prefeito da cidade, Paulo Kohlrausch, como candidato a deputado estadual. Ambos são do MDB.

Páscoa
** Desejo uma feliz e abençoada Páscoa aos leitores e que possamos nesta data refletir sobre os ensinamentos deixados por Cristo em sua passagem pela terra.

 

>> Reforço 
** A posse de Felipe Diehl como presidente do Democratas de Estrela foi prestigiada pelos três deputados estaduais da sigla: Rodrigo Lorenzoni, Eric Lins e Dr. Thiago Duarte. O Ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni gravou um vídeo especial para o ato, destacando que vai ajudar nas Eleições 2020 em Estrela. Os presidentes locais do PTB, PDT e PSDB e lideranças Democratas da região prestigiaram o encontro. Na foto de Airton Engster: deputado Thiago, deputado Éric, presidente Felipe e deputado Rodrigo.

 

Pensando bem
** No Brasil de hoje, há uma incerteza generalizada acerca do que irá acontecer amanhã.

Força
** A frase é de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos: "Notre Dame é um dos grandes tesouros do mundo e estamos a pensar no povo da França, no seu tempo de luto. É nossa natureza lamentar quando vemos a história perdida mas também está na nossa natureza reconstruir para amanhã o mais forte que pudermos."

Fake
** Não procede a informação de que o Ministro Sérgio Moro defende o fim do IPVA, mas bem que poderia ser verdade. As rodovias, em sua maioria ou estão privatizadas e pagamos pedágio ou estão em péssimas condições pois não recebem investimento. Ou seja, o valor do imposto que deveria ser para manutenção de estradas não é aplicado corretamente. Se um dia resolverem acabar com o IPVA, o apoio será de 100% da população.

Boatos
** Boatos por Whatsapp circularam esta semana dando conta de que o jogador do Grêmio Luan estaria internado na Clínica Central de Lajeado. Uma mentira que até mesmo torcedores do Grêmio espalharam pelos grupos de Whats. Atitude muito feia. O jogador, que até esteve em campo e foi campeão gaúcho esta semana, até esteve em Lajeado, mas para assistir um show gospel.


Fabiano Conte

Comments

SEE ALSO ...