Colunistas

Corpus Christi - 20 de junho

Vitalina Maria Coletti [email protected]


Corpus Christi é uma expressão do latim que significa Corpo de Deus, Corpo de Cristo. É uma das festas religiosas mais importantes da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Corpus Christi é uma expressão do latim que significa Corpo de Deus, Corpo de Cristo. É uma das festas religiosas mais importantes da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. 

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.O dia de Corpus Christi não é feriado nacional, mas é ponto facultativo podendo ser incluído nos feriados municipais. Durante esta festa são celebradas missas festivas, e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão com o Santíssimo Sacramento geralmente conduzido pelo bispo ou pelo pároco da Igreja, e acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. 

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico, que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia. 

Em nossa cidade de Lajeado, a partir das cinco horas da manhã, inúmeros paroquianos estarão ornamentando as ruas por onde a procissão deverá passar com enormes e lindos tapetes coloridos confeccionados pelos fiéis, com materiais reaproveitados como erva-mate, borra de café, tampinhas, folhas de árvores, pétalas de rosas, com um único objetivo:  exaltar a passagem do Santíssimo. Desejamos aos leitores e amigos um bom período de espiritualidade, divertimento, passeios, viagens e descanso. Que o Sacratíssimo Coração de Jesus e de Maria protejam e abençoem a nossa querida Pátria, o Brasil!À turma que participa da excursão no Feriado de Corpus Christi, de hoje a domingo, para Nova Trento e Palmas Hotel Spa, na cidade de Governador Celso Ramos/SC, desejamos ótimo e proveitoso passeio.

- Filó Italiano: organizado pelo grupo de canto e pessoal da Tutti Fratelli, o Filó Italiano está sendo preparado com muito carinho para o dia 12 de julho. Desde já estendemos o convite a todos._ Comenda Italiana: está marcada para o dia 31 de agosto, último sábado do mês, a 28ª Comenda Italiana. Sugerimos aos nossos amigos que reservem esta data, pois como sempre vale a pena aproveitar para se divertir e dançar.


Vitalina Maria Coletti

Comments

SEE ALSO ...