Colunistas

Duas perguntas para Mateus Marques

O instituto da delação premiada é importantíssimo para a finalidade que se propõe


Começo de conversa
Comovente, para dizer o menos, discurso do senador Romero Jucá na sessão do Senado do dia 2 de outubro. Parlapatório de deixar corado santo!


Aos poucos, a marca Bento Transportes toma corpo e aparece nas linhas de ônibus da Expresso Azul. A linha que faz Arroio do Meio/Lajeado já está com nova logotipia.


Há um ano das eleições, podemos sinalizar: será talvez uma das disputas mais acirradas e polarizadas da história brasileira. Seguirá a corrente ou onda internacional. O mundo, sim, também está se dividindo. Vide caso Espanha com a Catalunha.


Em Bento Gonçalves, uma parceira do Método Medicina Pré-Vestibular com uma escola estadual proporcionará "aulões" temáticos para estudantes que querem realizar Enem e estão prejudicados com a greve dos professores. P.S.: Este professor, se for útil, coloca-se à disposição!


A liberdade de expressão é tema complexo demais para nos limitarmos as reações sanguíneas e apressadas que invariavelmente desperta.


Você sabia que...

Atualmente, quatro grupos buscam o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tornando-se partidos, e que têm a mesma vertente: a Real Democracia Parlamentar (PRDP), o Monárquico Parlamentarista Brasileiro (PMPB), Movimento Monarquista do Brasil (PMMB) e da Construção Imperial (PCI).


Duas perguntas para Mateus Marques
,
professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), mestre e especialista em Ciências Criminais pela PUCRS, advogado criminalista

1) Qual é a importância da delação premiada?
O instituto da delação premiada é importantíssimo para a finalidade que se propõe, qual seja: coibir práticas criminosas realizadas por organizações criminosas e instrumentalizar meios de provas capazes de confirmar a prática de crimes. Nesse aspecto é que vejo a importância da delação.

2) É possível afirmar que a delação agiliza o sistema e promove imediata execução da pena?
Acredito que não agiliza o sistema, pois mesmo com a ocorrência de uma possível delação premiada é necessário que haja investigação criminal. O que a delação faz é contribuir com a busca de elementos de prova, mas não agilizar a fase investigativa. Por outro lado, após a homologação do acordo de delação pelo magistrado, a execução das cláusulas desse acordo devem iniciar conforme combinado, inclusive a execução de eventual pena.


Papo de Café
Nome: Luciano Schneider
Naturalidade: Marques de Souza
Profissão: Empresário e estudante de Direito na Univates.
Política é... Política é a ciência que une indivíduos e suas visões de mundo, gerando assim uma aglutinação de ideias em prol do coletivo. É através da política que a sociedade externa seus anseios e desejos. Não há política sem união de indivíduos, também podemos dizer que política é a arte social de um coletivo de indivíduos elegerem suas prioridades sociais, econômicas, financeiras, culturais tendo como amálgama a educação e a necessidade de clareza de pensamentos analíticos para com o diálogo social estabelecer os rumos da nação e até da humanidade com um todo.
Gostaria de tomar um café com... Nikola Tesla

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...