Colunistas

Duas perguntas para Tatiana Weber Mallmann

Um bom texto dissertativo-argumentativo, caracterizado por expressar opinião acerca de um tema proposto, requer embasamento para defender um ponto de vista coerente


Começo de conversa
Na eleição presidencial, quem será o Trump brasileiro?

O filósofo ateniense Platão, que morreu no ano 347 antes da Era Cristã, perguntou: "Onde encontrar o caminho pelo qual chegaremos à compreensão do que é o político?"

Você sabia que...
Em 23 de outubro de 2007, a Secretaria da Fazenda informou que as dívidas de sonegadores e inadimplentes de impostos estaduais atingiam R$ 20,3 bilhões. Hoje, ultrapassam R$ 45 bilhões. Alguma peça do sistema de cobrança está emperrada.

Papo de Café
Nome completo: Eduardo Henrique Caio
Profissão: Estudante segundo ano do Ensino Médio, Gustavo Adolfo. 
Naturalidade: Lajeado 
Time do coração: Internacional 
Política é... de extrema relevância para a construção da sociedade, porém o uso incorreto da mesma acarreta na destruição desse corpo social. 
Gostaria de tomar um café com... O cantor e compositor David Gilmour.

Duas perguntas para Tatiana Weber Mallmann. Professora de Português e Redação, graduada em Letras pela UFSM, pós-graduada em Estudos Linguísticos do Texto pela UFRGS.
1) O que é preciso para escrever bem?
Leitura e prática de escrita. Um bom texto dissertativo-argumentativo, caracterizado por expressar opinião acerca de um tema proposto, requer embasamento para defender um ponto de vista coerente, convincente e coeso. Para isso, a leitura sobre diversos assuntos e o hábito da escrita são fundamentais.

2) Numa redação Enem, quais as principais recomendações/dicas?
Atentar à discussão do problema abordado e à adequada intervenção social. Além disso, é importante que sejam explicitados: a intervenção, o agente da intervenção a ação detalhada e a finalidade da ação proposta. Outro ponto fundamental é a abordagem de diversas áreas do conhecimento para sustentar o texto: Filosofia, Sociologia, História, Literatura entre outras.

Comentários

VEJA TAMBÉM...