Colunistas

Em destaque, a preparação para o Natal em Lajeado

Diferente dos últimos anos, quando o serviço atrasou e foi motivo de comparações e muitas críticas, a Prefeitura está com tudo encaminhado para a decoração


** A decoração de Natal, este ano, em Lajeado promete. Diferente dos últimos anos, quando o serviço atrasou e foi motivo de comparações e muitas críticas, a Prefeitura está com tudo encaminhado para a decoração. E com um diferencial: a comunidade, as entidades e empresas foram convocadas a ajudar e teve até lista de espera. A ideia é mobilizar as pessoas para enfeitar e cuidar da decoração.

** A Prefeitura de Lajeado adquiriu 32 árvores de 2,5 metros de altura, cada uma com 1.200 ramas verdes, feitas de arame (importante destacar: a licitação havia previsto 904 hastes verdes, mas a empresa vencedora forneceu árvores com maior número de hastes sem custo extra). A árvore ficará instalada sobre uma caixa de sustentação feita de uma chapa multilaminada resinada e revestida de tecido vermelho. Esta estrutura ajudará na fixação da árvore ao chão. No total, a árvore ficará com 3 metros de altura. Além disso, cada árvore contará com 800 lâmpadas do tipo LED, distribuídas em 8 fios com 100 lâmpadas cada um. Este material todo ficará para a Prefeitura e acredita-se em durabilidade entre 5 e 10 anos. (TEM FOTO)

** As árvores serão distribuídas ao longo da Avenida Senador Alberto Pasqualini (28) e outras 4 ficarão junto à Praça da Matriz. A instalação das árvores deve começar neste final de semana, se o tempo permitir. Tudo deverá estar pronto e instalado até o dia 25, próximo sábado, quando ocorre a Chegada do Papai Noel do CDL.


** Na Rua Julio de Castilhos foram instalados arcos metálicos, que receberão decoração especial semana que vem. Haverá um pórtico maior na entrada da cidade e no começo e no final da Julio de Castilhos. Haverá ainda uma árvore de 16 metros de altura no trevo da BR-386, uma árvore de 5 metros no Largo da Prefeitura, e a Casa do Noel, que ficará na Casa de Cultura.


** Como é bom poder e ter condições de elogiar. Esta semana pude constatar a eficácia dos serviços prestados na Prefeitura de Estrela, especialmente dos servidores da Secretaria da Fazenda. Clareza de informações, agilidade no atendimento, preocupação em ajudar e acima de tudo apresentando solução. Parabéns aos servidores pela competência. Certamente são motivo de orgulho para o titular da pasta, Henrique Lagemann, que conseguiu imprimir um ritmo todo seu de trabalho na secretaria que coordena.


** O radialista Renato Worm recebeu em sua casa lideranças do PDT de Arroio do Meio para uma reunião de planejamento e organização. Entre os assuntos da pauta a eleição de 2018. Renato é um dos nomes lembrados pelo partido para concorrer a deputado federal. Sua pré-candidatura é defendida por lideranças estaduais, como Jairo Jorge (pré-candidato a governador) e por nomes de expressão regional como o deputado Enio Bacci, que concorrerá à reeleição. O próximo encontro será com pedetistas de Teutônia. 


** Nos últimos dias recebi pelo menos cinco pedidos para que faça via Coluna e pelas redes sociais uma enquete sobre Pena de Morte no Brasil. Particularmente acredito que o Brasil não esteja preparado para medida tão extrema. Mas compreendo as razões e os apontamentos de quem defende tal medida. Se quiser expressar tua opinião, fique à vontade.


** Quanto mais se arrasta a decisão sobre a futura sede da Câmara de Vereadores de Lajeado maior será a polêmica sobre a medida a ser adotada. A população irá criticar. A maioria se posicionará contra. Restará aos vereadores terem coragem de tomar uma posição e saber dar explicação. A medida vale, inclusive, se a decisão for de ficar onde está.


** A Universidade de Santa Cruz do Sul, Unisc, é parceira da Capes na oferta de Cursos de Licenciatura na modalidade Parfor. Já formou mais de 120 professores nessa modalidade e conta com duas turmas em andamento. A relação de cursos ofertados são de Pedagogia, Geografia, Matemática e Filosofia. Há também cursos de Pós-Graduação. Informações na secretaria da Unisc.


** Pensando bem, o que será pior, em 2018, um candidato a presidente inexperiente ou um experiente político querendo governar o País? 


Fabiano Conte

Comentários

VEJA TAMBÉM...