Colunistas

Mercado em foco


>> Loja virtual

A Basic Store resolveu apostar na dobradinha loja física e virtual. O e-commerce - www.lojasbasicstore.com.br - entrou no ar esta semana e tem o desafio de divulgar de forma mais efetiva os produtos em outras regiões do Rio Grande do Sul e em outros estados.
A venda pela internet abrange todo o mix, em especial as linhas praia, moda gestante e amamentação, que são um dos diferenciais da empresa. Com cerca de 80% das peças comercializadas sendo fabricação própria, a Basic Store também quer explorar sua capacidade de ampliação do portfólio. Ainda em dezembro serão oferecidas roupas masculinas. O ponto físico está situado na Rua Pinheiro Machado, 243, Centro de Lajeado.

A propósito
Os negócios serão fortalecidos com a venda para lojistas. Haverá a opção no site, além da contratação de representantes comerciais, que no começo de 2019 já começam a venda da coleção outono/inverno no RS e em SC.

 

>> Tempo firme

Nada de instabilidade, chuvas ou trovoadas na previsão do tempo da BiMachine com a Climatempo. Pelo contrário, a parceria firmada pela empresa lajeadense referência nacional em soluções analytics com a tradicional organização de meteorologia revela condições favoráveis para bons negócios. A prestação dos serviços busca otimizar as demandas dos clientes da companhia paulista com soluções integradas, analytics e dados meteorológicos, podendo realizar cruzamentos e análises avançadas. Uma das ações práticas é avaliar o impacto das variáveis meteorológicas nos negócios, o que influencia em ações estratégicas junto aos consumidores.

A propósito
Há alguns dias, a BIMachine incorporou as operações da SOL7, consultoria aplicada a projetos de BI e BA. Fundada em 2005, a SOL7 se especializou em soluções de inteligência de negócios e consultoria, atendendo a clientes regionais. Em 2014, lançou o BIMachine, plataforma de BI cloud em modelo SaaS, que acabou por crescer e ganhar espaço, tornando-se uma empresa em paralelo. Agora, o filho absorve a empresa-mãe, com foco no crescimento.
A estratégia de incorporação passa, ainda, pela ampliação da capilaridade da empresa, que vem avançando em mercados chave como Sudeste, e agora projeta entrar também no Nordeste e Centro-Oeste.

 

>> Inadimplência

O último mês do ano começa marcado por um aumento no índice de inadimplência no comércio de Lajeado. De acordo com Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, o banco de dados da Boa Vista Serviços apontou, em 4 de dezembro, que dos 58.818 CPF's de pessoas maiores de 18 anos ativos na Receita Federal, 14.050 estavam com alguma restrição no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o que equivale a 23,9%. O número é inferior aos 30,1% registrados no Rio Grande do Sul, mas supera os 23,5% contabilizados no início de novembro.

 

>> Caixas coloridas

O primeiro lugar na categoria design de embalagem do Prêmio Bornancini de Design 2018 é da ACDI Neurobranding. A agência paulista venceu o concurso com um inovador sistema de caixas para o cliente Girando Sol. A mesma mudança também rendeu à agência reconhecimento internacional da Prêmios CLAP como Melhor Packaging Logístico (Prêmio Platinum).
A novidade, implementada este ano, transformou a cadeia de distribuição da empresa e de seus clientes ao reduzir quase 18% do tempo logístico. Na prática, cada família de produtos é identificada por uma cor padrão nas caixas de papelão que acondicionam as embalagens. Assim, mesmo a metros de distância ou no alto das estantes porta-pallets, o funcionário identifica o tipo de produto, dando agilidade ao trabalho de separação das mercadorias e abastecimento das gôndolas.

 

>> Parceria

A cervejaria Dado Bier e a Sueka, fundada em Lajeado e hoje instalada em Porto Alegre, dão início a um projeto de cocriação. A aproximação entre as duas marcas visa, a partir da moda, um resgate à essência, histórias e experiências. Entre as novidades estão camisas e camisetas confeccionadas pela collab empresarial.

 

>> Planos para 2019

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) já tem planos para 2019. A consolidação de um laboratório de mercado é um deles, que terá o papel de mediar ações acadêmicas e pesquisas de mestrado e doutorado com as empresas para a oferta de serviços e produtos. Outra ação será o laboratório de bebidas fermentadas para atendimento de ursos de formação.
Instalada no complexo da Univates, a estrutura é uma referência erm inovação e tecnologia. Tanto é que neste ano qualificou seu processo de incubação e se tornou Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendedores (Cerne).


Simone Rockenbach

Comments

SEE ALSO ...