Colunistas

Mercado em foco


>> Invenção patenteada

É da Alvap Engenharia, empresa de Lajeado residente no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), a invenção de um gerador de ozônio para tratamento de ar, desinfecção de ovos, utensílios de ordenha, recipientes para armazenamento e transporte de leite. E o mais importante, a patente está garantida. Após oito anos, o inventor Alberto Valdameri comemora o certificado do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), recebido essa semana na Haas Advogados, escritório especialista em marcas e patentes.
A novidade contribui com o sistema de segurança alimentar e é apresentada como oportuna, principalmente nas linhas de produtos com alto risco de contaminação. Além disso, é uma solução alternativa ao uso de produtos químicos.

A propósito
A Alvap é a primeira incubada do Tecnovates a obter uma patente de produto. O gerador de ozônio já está sendo comercializado e conta com representantes comerciais para auxiliar no trabalho de colocação da inovação no mercado.

 

>> Nova unidade

A Rede Super tem mais uma filial na região. O supermercado inaugurou em Teutônia e se junta aos mais de 60 que já integram a rede no Rio Grande do Sul.

 

>> Erva-mate

A diversificação do cultivo, consumo e comercialização da erva-mate no Rio Grande do Sul é o foco do estudo Ciência e Tecnologia para Novos Ritos do Mate, apresentado esta semana no Palácio Piratini, em Porto Alegre. A pesquisa, que traz a experiência com 13 mil famílias de Ilópolis, no Nordeste, busca potencializar novos produtos à base de erva para ampliar sua popularidade, agregando qualidade e aumentando o valor no mercado nacional.
A pesquisa, feita pela Universidade de Passo Fundo (UPF), também levou em conta a viabilidade técnica para atingir maior ganho em sustentabilidade ambiental e a conservação da biodiversidade. O resultado é o mix de cinco produtos com aroma e sabor para infusão, de acordo com a característica de cada região brasileira: Região Sul (maçã, canela e uva), Sudeste (café, cranberry e alcaçuz), Centro-Oeste (gengibre, buriti e abacaxi), Norte (funcho, laranjeira e pimenta-rosa), e Nordeste (côco, nibs do cacau e anis estrelado).

 

>> Enxoval inteligente

A Lavanderia Hibisco, de Arroio do Meio, decidiu entrar para o ramo de hotelaria e investir em mais tecnologia para atender o mercado. Além do serviço completo de higienização de uniformes e enxovais, a empresa fornece locação do enxoval, o qual denomina de "Enxoval Inteligente". As peças têm chip de rádio frequência (RFID) para realizar todos controles, contagem, inventários e rastreabilidade de forma automática e on-line. É um sistema que já está em uso em hotéis da Rede Master, com unidades em Porto Alegre, Gramado e Curitiba.
Além de implantar a tecnologia e modernizar o maquinário nas instalações de cerca de mil metros quadrados, a Hibisco também ampliou a frota e adquiriu mais confecções para seu estoque. Em dois anos, isso representou um investimento ao redor de R$ 3 milhões.


Simone Rockenbach

Comments

SEE ALSO ...