Colunistas

Papo de Café com delegado Dinarte

"Gostaria de tomar um café com? James C. Hunter"


Começo de conversa


A crise política brasileira tem alimentado mudanças para os nomes dos partidos políticos. O PTN, partido do atual senador Fernando Collor de Mello passará a se chamar Podemos. Já vimos o PFL virar DEM, surgir o Novo, Rede e Solidariedade. É a tentativa de fugir do velho "P" e passar a ideia de um novo formato, subentendendo que a renovação na política passa pela nomenclatura.

 

A 25 de junho de 1988, tendo Fernando Henrique como um dos líderes, surgiu o PSDB. E por falar em PSDB, é justo _ juridicamente falando _ o retorno do senador Aécio Neves. Consideração jurídica é devida ao jurista gaúcho, Dr. Lenio Luiz Streck. Cabe à Câmara Alta decidir pela cassação ou não do tucano. É a lei. E como já diziam os antigos, "dura lex, sed lex".

 

Levantamento da Folha de São Paulo mostra que há 141 deputados federais favoráveis à denúncia contra o presidente Michel Temer; 53 contra e 318 que não responderam à pergunta ou não sabem como votarão. A maioria desses está na fila para entrar no Palácio do Planalto e ter uma conversinha. Sairão falantes, declarando "não se mexe em time que está ganhando".

 

Você sabia que...

A palavra do momento? é ilação. Quem a trouxe ao estrelato foi o presidente da República. Diante de câmeras e microfones, Sua Excelência disse que a denúncia contra ele foi baseada em ilação. Em bom português: em inferência, dedução. Sem provas, o procurador Rodrigo Janot concluiu que a montanha de dinheiro carregada em mala pelo assessor do Planalto seria destinada a Michel Temer. Temer nega. E daí?


Duas Perguntas:
para Daniel Ferreira, psicólogo


Enquanto psicólogo, quais os maiores desafios do jovem estudante na atualidade?

O maior desafio está em trabalhar as frustrações, de como este jovem "encontra-se" no mundo, tentando compreender suas relações; perceber-se e atuar na sociedade enquanto ser humano em transição e transformação.

O jovem consegue fazer uma leitura particular do momento?

Num cenário sócio-político, o jovem carece de bons exemplos, de "causas" e está em busca de líderes, que há tempos já não mais os temos. Precisaríamos de novas lideranças juvenis com o objeto de despertar para a consciência coletiva. Apesar do cenário, prevalece o otimismo.

 

Papo de Café

Nome: Dinarte Marshall Júnior
Profissão: Delegado de Polícia
Naturalidade: Santamariense
Time do coração: Gremista
Política é? Atividade essencial para que se resolvam as questões que permitem o pleno desenvolvimento de um Estado.
Gostaria de tomar um café com? James C. Hunter.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...