Colunistas

Preço posto

Créditos: Tiago Segabinazzi

Após algum tempo de experiência, de contato com as coisas, vamos deixando de interagir com o mundo e passamos a pegar atalhos: formamos conhecimento, descobrimos coisas, lidamos com a ideia construída sobre o mundo. 

Tomamos alguns pressupostos.

Criamos um mapa - e se sua função é orientar, deve ser menor que o território: não precisamos colocar a mão no fogo para saber que iremos nos queimar; não nos jogamos de grandes alturas para verificar se podemos voar; não esperamos o fim da vida para saber que iremos morrer.

Alguns pressupostos não são fruto exatamente da experiência... são ideias que vigoram não se sabe desde quando nem até quando, mas que estão aí: casar, ou mesmo viver a dois como uma etapa incontornável da vida; o pudor em relação ao sexo.

A vida e a sociedade se desenvolvem a partir de ideias pressupostas. Pressupondo que o mundo é um lugar hostil, nos tornamos defensivos e investimos em segurança; pressupondo que a vida é longa, poupamos recursos e gastamos nossa juventude para viver a rica aposentadoria.

Pressupomos conhecer as pessoas: formamos uma ideia sobre elas e passamos a interagir com sua imagem _ que se torna para nós mais íntima do que o corpo sobre o qual a projetamos. No meu caso, por exemplo, pressupondo conhecer um amigo, julgava que ele não gosta de MPB; assim, nunca lhe apresentei músicas deste gênero. Um engano, tal como cometi comigo mesmo _ durante muito tempo acreditei não gostar desse som suingado e, assim, não me dava a chance de sequer prová-lo.

A hipótese do pressuposto pode ser aplicada a muitas situações. Pressupomos verdade e não buscamos contraprova: a partir das informações da televisão gastamos menos dinheiro, levamos um guarda-chuva ao sair de casa, evitamos lugares que podem ser perigosos, escolhemos em quem votar. 

Pressupondo que o Brasil é uma zona, protestamos; pressupondo que nunca vai mudar, não nos manifestamos. Por vezes, quando um movimento ocorre, pressupomos o coletivo _ nos engajamos, nos aproximamos, nos iludimos: esse é o preço.

Pressuposto. Protesto. Promessa. Pretexto.

Pressupondo estar certo escrevi esse texto.

Comentários

VEJA TAMBÉM...