Colunistas

O "esquema"

Mais uma vez, graças a Lula, ficamos sabendo também como funciona o STF.


"A justiça, todo mundo sabe, é a busca da verdade. Ao contrário da Lei, que, como ninguém ignora, é o encobrimento da mentira." Millôr Fernandes
 
Lula é um caso raro. Poderia ter sido o político que mudaria a face perversa do Brasil. Para isso bastaria fazer o que disse que faria. Bastaria mudar o que disse que mudaria.

Mas Lula, no fundo, não queria isso. Hoje, sabemos bem, mas na época o julgamento era mais turvado. Hoje, é claro quê o que Lula realmente queria era entrar para o "esquema".

Lula não criou o "esquema", mas sua voracidade e a de seus asseclas acabaram por expor o "esquema".

O PT também não criou o "esquema", mas viu nele a chance de arrumar um atalho para seu projeto de poder. E eles queriam no mínimo 20 anos...

Graças a Lula e seus descuidos, ao PT e sua afoiteza ficamos sabemos nos mínimos detalhes como se compra e se mantém uma base aliada.

Também graças a Lula, seus apartamentos e sítios, seus presentes, suas palestras, seus jatinhos ficamos sabendo como grandes empresas conseguem grandes negócios com o governo.

Foi por obra da voracidade de Lula e dos Odebrecht que ficamos sabendo também como as grandes obras eram feitas em países amigos com o financiamento distraído e camarada do BNDES.
 
Prefeitos, ministros, governadores, deputados e senadores fazem parte do "esquema". Claro que não todos, mas será que entre os honestos ninguém sabia de nada?

O esquema seria perfeito, mas começou a desmoronar lá atrás, quando Zé Dirceu e Roberto Jefferson se estranharam. Não fosse isso teríamos o companheiro Zé de presidente no lugar de Dilma.

O mensalão, que resultou desse escândalo não foi forte o suficiente para atingir Lula.

O baque veio mais tarde com Pasadena e a Petrobras, com as refinarias e os estádios.

Condenado em primeira instância, Lula sempre foi agressivo com o Judiciário. O juiz e os procuradores  de Curitiba foram duramente atacados. Os três desembargadores que revisaram e ampliaram sua pena no TRF-4 também o foram.

Com tanta coragem será que Lula sabia que o "esquema" também tem influencia na Suprema Corte? Afinal o poder Judiciário depende de nomeações e não de votos para seu mais alto escalão...

"Nós temos uma suprema corte totalmente acovardada." Disse um Lula acuado a uma Dilma assustada há exatos dois anos.

Pois bem, nessa semana as palavras de Lula mostraram que faziam sentido.

Num dos piores momentos de sua história, nossos supremos juízes mostraram ao vivo e a cores para a nação que o "esquema" está bem vivo, perdeu a vergonha e ficando forte novamente.

Mais uma vez, graças a Lula, ficamos sabendo também como funciona o STF.

Que nos sirva de lição!

Comentários

VEJA TAMBÉM...