Colunistas

Coluna do Deraldo


Equipe econômica
Há uma percepção de que a equipe econômica está perdida sem conseguir implementar a retomada da economia. Sem estratégia de curto prazo não se vislumbra a perspectiva de melhora na saúde financeira do Brasil.

Reforma da Previdência
Mesmo que o governo federal consiga a aprovação da Reforma da Previdência, a medida por si só não é suficiente para recuperar a economia se não vier com um plano de combate ao desemprego e endividamento.

Cenário de ingovernabilidade
O cenário de ingovernabilidade virou tema de debate no Congresso e no
STF. Na semana, houve uma reunião na residência do presidente do Senado Davi Alcolumbre com a participação de partidos de direita e esquerda.

Desempenho do governo
Não foi um encontro de definição de rumos, mas de diagnósticos. E o principal deles é que apesar de o fraco desempenho do governo de Jair Bolsonaro, o vice Mourão não tem a confiança do Congresso Nacional.

Articulação política
Na conversa houve consenso de que o país caminha para um impasse. Os interlocutores avaliaram que o principal obstáculo é a débil e quase inexistente articulação política do governo nas duas casas legislativas.

Ambiente político
Os parlamentares não creem em renúncia de Bolsonaro. Mas acreditam que a crise é intermitente e seguirá aos soluços e que qualquer que seja o resultado dos atos deste domingo, o ambiente político tende a piorar.

Vitória de Bolsonaro
Vista como um tsunami político a vitória de Bolsonaro nas eleições presidenciais passa por um período que pode ser classificado como refluxo quando, depois de uma onda gigantesca, as águas retornam ao leito natural.

 

Queda da popularidade
A queda da popularidade faz com que haja uma postura cautelosa dos políticos com o governo e com o PSL. O bolsonarismo que decolou na campanha vencendo a eleição, hoje é comparado a um voo de galinha.

Base aliada
A base aliada assiste a crises e brigas dentro do próprio partido do presidente da República. As desavenças não se restringem a disputas internas no PSL, mas englobam as alas militar e olavista no governo.

Protagonismo político
O que pode acontecer é a Câmara dos Deputados adotar o parlamentarismo branco assumindo o protagonismo político e isolando o presidente da República. O clima é de fim de governo apesar de estar apenas no início.

Estudantes da Univates
Estudantes de Direito da Univates visitaram o Senado Federal. Foram saudados pelo senador Paim que presidia a sessão. Os alunos estavam acompanhados das professoras Stefani Bonfliglio e Marta Luisa Piccinini.

 


Deraldo Goulart

Comments

SEE ALSO ...