Economia

Agência Lajeado do FGTAS/Sine disponibiliza 50 vagas de trabalho

Auxiliar de produção, mecânico e balconista são alguns dos cargos oferecidos

Créditos: Naiâne Jagnow
ATENDIMENTO: o FGTAS/Sine de Lajeado está aberto das 8h às 15h - Naiâne Jagnow

Lajeado - O FGTAS/Sine de Lajeado disponibiliza aproximadamente 50 vagas de emprego, segundo dados divulgados ontem. As oportunidades são de empresas de Lajeado, mesmo assim, muitas delas aceitam trabalhadores de outras cidades. Auxiliar de produção é o cargo com maior número de oferta. Este profissional auxilia no preparo, na separação e no abastecimento de materiais para as linhas de produção. "Dessas 50 vagas, 40 são para auxiliar de produção, mas tem vaga para mecânico, balconista, empacotador, operador de empilhadeira e pintor de alvenaria", afirma a administradora da FGTAS/Sine de Lajeado, Carine Heineck. 

Segundo a administradora, em 2017, o Sine disponibilizou, por mês, aproximadamente 70 vagas. Por causa da crise econômica do país, desde 2015 o número de empregos cadastrados diminuiu. "Nos últimos anos, nós tivemos mais empresas, porém com menos vagas". Por outro lado, a variedade de cargos aumentou, já que antes, conforme a administradora, as vagas eram numerosas, mas restritas principalmente para trabalhar como auxiliar de produção.

Para 2018, a expectativa é que o quadro de empregabilidade melhore. "As empresas retomaram as contratações por meio da agência, mas são vagas que exigem maior qualificação", alerta. Para acompanhar o quadro de oportunidades basta acessar a fanpage do facebook: FGTAS SINE Lajeado. "Muitos trabalhadores verificam as vagas que estão disponíveis pelo facebook. Se despertar interesse, eles vêm até aqui e nós verificamos o perfil que o empregador exige e fazemos o encaminhamento", comenta Carine.

O perfil procurado pelos empregadores
O empregador busca atualmente por profissionais qualificados e que tenham tido estabilidade em empregos anteriores. "Hoje as empresas estão fazendo um filtro e observando a estabilidade. Como uma época atrás existiam mais vagas, o trabalhador migrava de uma empresa para outra". Porém, no cenário atual, as pessoas com alta rotatividade de emprego estão encontrando dificuldade para serem contratadas. "Algumas empresas que cadastram auxiliar de produção pedem um ano de carteira de trabalho assinada, mesmo que não seja na função que vão atuar", diz.

Outro fator importante é a escolaridade. "Até as vagas para auxiliar de limpeza, muitas vezes, pedem o Ensino Médio completo", complementa. Cursos técnicos também são um diferencial na hora de contratar alguém. "Para nós, tem vindo muitas vagas em áreas técnicas que exigem cursos, como mecânico e soldador. Pintor também exige experiência. Motoristas precisam, além da experiência, a carteira específica".

Os benefícios do cadastro no Sine para as empresas
Para a administradora do Sine, a principal vantagem em cadastrar uma empresa na agência é a filtragem dos perfis dos trabalhadores, assim só quem de fato tem as características necessárias são encaminhados para fazer a entrevista de emprego, o que economiza o tempo dos empregadores.  "Nós fazemos a checagem para ver se o perfil do trabalhador é o que eles buscam. Além disso, temos uma sala de entrevistas que disponibilizamos para as empresas".

Como realizar o cadastro
Empresa
A empresa interessada em disponibilizar vagas de emprego pode ligar para o telefone 3714-3784 ou entrar em contato pelo e-mail [email protected] É elaborado um formulário com todos os dados do empregador e também o perfil desejado do empregado. Entre os dados solicitados estão o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço, telefone para contato e informações sobre a vaga que quer disponibilizar.
Trabalhador 
O trabalhador interessado em ingressar em algum cargo deve ir até a agência com a carteira de trabalho. "A gente faz um cadastro no sistema e verifica se o perfil da pessoa é compatível com a vaga que ela optou". 
Carteira de trabalho
Para a realização da carteira de trabalho é preciso portar o documento oficial de identificação com foto, não pode ser Carteira Nacional de Habilitação; CPF; comprovante de residência com CEP; e comprovação do estado civil. 

Vagas de emprego em Lajeado
- Ajudante de rede
- Atendente balconista
- Auxiliar administrativo
- Auxiliar de Linha de Produção em Frigorífico
- Auxiliar de mecânico manutenção equipamentos
- Eletricista Baixa e Média Tensão
- Empacotador de supermercado
- Encarregado de manutenção rede
- Mecânico Manutenção Industrial
- Operador de serviços automotivos (auxiliar execução serviços automotivos, auxiliar troca de pneus, óleo, amortecedores, freios, suspensão)
- Operador de empilhadeira 
- Pintor de alvenaria 

A gente explica
A coordenadora do FGTAS/Sine, Vanderleia Bottega, explica que a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e o Sistema Nacional de Emprego formam um convênio. "O nosso foco principal é a empregabilidade". O cadastro do trabalhador e da empresa é feito para a agência servir de ponte entre o trabalhador e o empregador. "Outro foco é a inclusão social das pessoas com deficiências e das etnias. O desenvolvimento social e a geração de renda também são áreas de atuação da fundação".

Saiba mais
 O FGTAS/Sine está localizado na Rua Julio de Castilhos, 478, Centro.  O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia. O telefone para contato é 3714-3784.

Comentários

VEJA TAMBÉM...