Colunistas

Investir, quando e onde?

Ito José Lanius [email protected]


Talvez esta seja a pergunta que grande parte das pessoas se façam a todo o momento.
A gente sempre precisa ou deseja ganhar mais. Precisa, porque as despesas e as oportunidades de gastar se apresentam; deseja porque temos a necessidade de mover-nos para não estagnarmos.
A palavra investir tem uma amplitude que vai das grandes às pequenas coisas. Por exemplo: comprar um eletrodoméstico ou um aparelho que nos dá mais conforto ou atende a um desejo. A questão é acertar no custo-benefício para ter o retorno que se espera, inclusive no tempo. Comprar um veículo: Qual? Por quanto? Para que fim? São interrogações que nos levam a refletir. Mas o grande desafio é o amanhã, ou seja, onde e quando investir para ter um futuro melhor. Enfim, ter mais para poder comprar mais.
Para não ficar em cima do muro como muitos, tenho uma posição firme. Digo que sempre é momento para investir. Quando é bom, porque é bom; quando é ruim, porque vai melhorar. A questão é onde aplicar ou em quê? Isto é um pouco mais complicado, mas também não tão difícil.
Todos correm riscos a qualquer momento. Até os que têm medo de andar de avião podem ser atropelados por uma aeronave no solo. É raro, loteria às avessas, mas pode.
Para os menos experientes eu recomendo. Comece logo o seu negócio. Executa aquilo que pensa há muito tempo, mas inicia pequeno. Se tiver medo de começar um negócio inovador, que possa ser mais rentável, então faz algo que outro já faz e tente ser melhor. Renove um pouco, mude o jeito de fazer, mas não a essência do negócio. E, quando as coisas estiverem bem, execute seu sonho, o inovador. Não tenho dúvidas de que sempre é mais sustentável ser inovador, procurar áreas pouco exploradas. Entender demandas claras da sociedade ou despertar desejos até então não aguçados.
Eu, como empreendedor, não recomendo investir em moedas. Alcançar o dinheiro para alguém e receber juros. Uma atividade como essa pode e deve ser feita por pequenos períodos. Passado esse tempo, o caminho é achar onde e quando investir. Por isso é tão decisivo na economia ouvir as palavras esperança, confiança, segurança.
Nós podemos fazer uma mudança significativa no espaço em que vivemos. Provocar a melhora em tempos difíceis ao optar por investir. O clima melhora, outros também seguem o exemplo e o ambiente muda.


Ito Lanius

Comments

SEE ALSO ...