Especiais

A cidade do presente e do futuro

Para celebrar os 103 anos de Encantado, a Administração Municipal tem realizado uma série de inaugurações e apresentação de projetos

Créditos: Paulo Messa
- Paulo Messa

 Encantado - Para celebrar os 103 anos de Encantado, a Administração Municipal tem realizado uma série de inaugurações e apresentação de projetos que atendem aos anseios da comunidade em ver uma cidade mais bonita e atrativa. Em entrevista especial ao jornal O Informativo do Vale, pelo aniversário de Encantado, prefeito Adroaldo Conzatti aponta as projeções para este ano em diversas áreas, como segurança, saúde, cultura, interior e infraestrutura.

O Informativo do Vale - Em se tratando de desenvolvimento econômico, quais as projeções da prefeitura para este próximo ano?

Adroaldo Conzatti - Prevemos um crescimento acima da inflação em torno de 7% a 10%. Os indicadores que levam a isso são os dois primeiros meses do ano, quando aumentamos os postos de trabalho. Em janeiro, foram abertos 80 postos de trabalho. Isto é um indicador de que estamos em desenvolvimento.

O Informativo do Vale - De que forma a Administração tem trabalhado para dar atenção às áreas da saúde e segurança? Alguma novidade nestes setores?

Conzatti - Muitas novidades nestes setores. Na área da Saúde, vamos operacionalizar este semestre o Centro Especializado de Reabilitação (CER), que vai atender toda a região dos Vale do Taquari e Rio Pardo, em torno de 80 municípios, e quase um milhão de pessoas, habitantes na região. Na segurança, está sendo implantado o videomonitoramento em conjunto com a Aci-e, Secretaria de Segurança, BM, Polícia Civil, Consepro, Ministério Público, Poder Judiciário e Legislativo. Serão instaladas mais de 120 câmeras.

O Informativo do Vale - Turismo e Cultura. O que a prefeitura tem feito para desenvolver estas áreas na cidade?

Conzatti - O que está se fazendo é a mudança de visual da cidade, elevando a autoestima da comunidade.

O Informativo do Vale - O Município prevê algum tipo de auxílio ou parceria ao Memorial Gino Ferri, que está com portas fechadas há um tempo e guarda parte da história de Encantado?

Conzatti - Está sendo desenvolvido um projeto em conjunto com a comunidade para que nele seja mostrada a história de Encantado, porque o Gino Ferri foi uma parte muito importante na construção dessa história. Igualmente, queremos trazer para Encantado as memórias do Vitor Berticelli, que através do esporte foi o maior divulgador do município.

O Informativo do Vale - Prefeito tem se demonstrado bastante otimista com todos os projetos que apresenta. Como visualiza Encantado para daqui um ano?

Conzatti - Não vejo como apenas visualizar Encantado daqui um ano. Visualizo a cidade daqui a cinco, dez, 50 anos. Se a gente muda o visual da cidade, não é apenas para o momento, é para a posteridade. É para isso que estamos desenvolvendo estes projetos como a revitalização da Rua Padre Anchieta e obras como o pórtico da entrada da cidade e a Rota do Desenvolvimento.

O Informativo do Vale - Nos campos da infraestrutura e agricultura, quais os próximos passos do governo municipal?

Conzatti - Na infraestrutura queremos até o final de 2019 termos todas as ruas da cidade pavimentadas, com todas as redes de esgoto, meios-fios e bocas-de-lobo readequados. Na agricultura, estamos investindo em dois principais projetos que são os condomínios de avicultura da Dália, em que vai elevar a campo 550 mil frangos por lote. Isto por si só vai dar um incremento de 20% da produção primária do município, no prazo de um ano.

O Informativo do Vale - Que mensagem o prefeito deixa aos cidadãos neste aniversário da cidade?

Conzatti - Agradeço a comunidade pela vontade que ela tem junto com a Administração de transformar esta cidade num micropolo regional. Isso só se consegue com muito trabalho, dedicação, esforço.

 

 

Comentários

VEJA TAMBÉM...