Especiais

Hospital Bruno Born comemora 86 anos de fundação em Lajeado

Casa de Saúde é considerada referência para serviços de alta e média complexidade

Créditos: Carolina Schmidt
DIVERSIDADE: Casa de Saúde, que completa 86 anos, traz serviços variados para auxiliar na saúde da população - Lidiane Mallmann

Lajeado - O Hospital Bruno Born, de Lajeado, chega aos 86 anos de fundação em 10 de julho. A casa de saúde atende Lajeado e outros municípios da região e do estado e é considerada como referência em diversas especialidades de alta e média complexidade. No ano passado, recebeu pacientes de 49% dos municípios do Estado.

Atualmente, os serviços que oferece estão distribuídos em uma área de 27,2 mil metros quadrados. Quando foi fundado nos anos 1930, teve uma construção inicial de 2,6 mil metros quadrados. A instituição é filantrópica e está inscrita nos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Assistência Social. Além disso, está reconhecida como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

Os principais valores do hospital estão relacionados com humanismo, bom senso, resolutividade, orgulho e sustentabilidade com a missão de promover a qualidade de vida a partir da excelência no atendimento multidisciplinar comprometido com a comunidade.

Conforme o diretor-executivo da casa de saúde, Cristiano Dickel, o hospital, durante os anos de história, representa para a região um avanço em termos tratamentos, tecnologia e soluções para a saúde da população. "Sua expansão nestes anos o tornou numa referência macrorregional no atendimento das mais diversas áreas, entre elas o tratamento dos pacientes cardiológicos, oncológicos, neurológicos, renais, bucomaxilo e nas mais diversas especialidades médicas."



Centro de Tecnologia Avançada
O Hospital Bruno Born contará com o Centro de Tecnologia Avançada. De acordo com Dickel, o local está praticamente concluído. Ainda restam as adequações no heliponto. "Esta estrutura encontra-se finalizada pelo seu exterior, faltando os acabamento internos, conforme os serviços forem sendo instalados."

Ele recorda que o projeto começou em 2002 com investimento nominal até o momento de R$ 30.721.800,98. Os serviços que serão disponibilizados na estrutura estão sendo avaliados e estudados.


Equipe de 956 funcionários e 287 médicos dá conta dos serviços

A casa de saúde atende à população no mais diversos serviços com uma equipe de 956 funcionários e de 287 médicos. Entre os serviços estão: hemodinâmica, atendimento 24 horas, centro cirúrgico, centro obstétrico, central de convênios, central de marcação de exames, densitometria óssea, ecografia, endoscopia e colonoscopia, Fundef, mamografia, medicina nuclear, quimioterapia, radioterapia, radiologia, ressonância magnética, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre outros.



O diretor-executivo Cristiano Dickel afirma que inovação dos serviços ocorre por meio do investimento em conhecimento dos colaboradores e principalmente do seu corpo clínico. "Além disso, estamos sempre atentos e estudando o que existe de mais moderno em termos de tecnologia de equipamentos, bem como nas melhores práticas de gestão e tratamento."

De acordo com o diretor-executivo, a maior demanda do hospital é voltada para a Oncologia. O serviço trata os pacientes com câncer nas mais diferentes áreas, como a aplicação de quimioterapia, radioterapia, exames, cirurgias e diagnósticos.



O Hospital Bruno Born em números
Os números do HBB mostram o quanto amplo e complexos são os serviços, e também o tamanho de sua estrutura. Em relação às consultas realizadas, a média mensal é de 3.315, Há cerca de 1.120 internações ao mês, 850 procedimentos cirúrgicos, 1.052 cirurgias oncológicas, 3.400 aplicações de radioterapia, 1.150 de quimioterapia, 2.565 cirurgias cardíacas, 130 tratamentos com hemodiálise, 12 transplantes por ano e cerca de 29 mil procedimentos mensais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O percentual de atendimentos pelo SUS é de 83%.

Sobre os nascimentos, o número chega a 107 por mês. O número total de leitos na casa de saúde é de 188. Na UTI adulto são 20 leitos e para a UTI neonatal e pediátrica dez leitos. Por mês, a quantia de roupas lavadas é de 43.205 quilos. No setor alimentação, a média de preparo mensal chega a 1.300 quilos. 

Comentários

VEJA TAMBÉM...