Esporte

Após quatro anos sem Gre-Nal na final, clássico decide o Gauchão

Descubra quem é o favorito ao título do Campeonato Gaúcho de 2019

Créditos: Guilherme Rossini
DISPUTA: briga pela bola de Jean Pyerre e Nico López deve se repetir na tarde de amanhã no Beira Rio

Porto Alegre - Na última vez em que houve uma final de Campeonato Gaúcho entre Grêmio e Internacional, em 2015, o Colorado ainda não havia sido rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, nem o Grêmio tinha conquistado o tricampeonato da Copa Libertadores da América. Além disso, Neymar ainda não tinha saído do Barcelona para o PSG como a maior transferência do futebol, ou Mbappé, um dos melhores jogadores da França, campeã do mundo em 2018, estreando como jogador profissional. Já faz tanto tempo desde a última final entre as duas equipes, vencida pelo Internacional, que várias destas coisas aconteceram no mundo do futebol.
Para a partida que acontece amanhã, no Estádio Beira-Rio, os dois times entram em campo em momentos distintos. O Grêmio, que iniciou 2019 voando, vem tendo muitas dificuldades nos últimos jogos. Já o Inter, que começou o ano muito criticado, subiu seu nível de atuação e já está classificado para as oitavas de final da Libertadores, enquanto o Tricolor vive um drama na competição.
Com isso, a redação de O Informativo do Vale fez um levantamento das principais características de cada equipe, com a intenção de mostrar quem é o favorito nessa final.

Temporada
Inter: O colorado começou a temporada de forma lenta, e gradualmente foi melhorando os números, mas foi somente depois do início da Copa Libertadores da América que o desempenho da equipe de Odair Hellmann melhorou. Na competição continental, o time já garantiu a vaga nas oitavas de final, com um aproveitamento de 83% na fase de grupos. Se contadas todas as partidas do segundo colocado no primeiro turno do Campeonato Gaúcho, o time tem 72% de aproveitamento na temporada.

Grêmio: Com um começo de ano avassalador, onde o Grêmio, com titulares ou reservas, mostrou um futebol que até março estava sendo considerado o melhor do Brasil. Porém, após o primeiro jogo da Copa Libertadores da América, as coisas mudaram. O clube esteve a beira da desclassificação precoce, mas conseguiu vencer o último jogo e sobreviver, mas tem um aproveitamento de apenas 33% na competição. Se considerada toda a temporada, o Tricolor conquistou 72% dos pontos que disputou.

Ataque
Inter: A dupla de ataque atual do Inter fala espanhol e vem mostrando um entrosamento fatal. Nico López, que vem atuando desde o inicio da temporada, já marcou seis gols em 2019. Paolo Guerrero, que voltou a jogar há apenas duas partidas, já fez três gols e disse que ainda está com saudade das redes. No último jogo em que a dupla atuou junta, foram três assistências do uruguaio e dois gols do peruano.

Grêmio: Não é que haja uma dupla de ataque titular escolhida por Renato Portaluppi, até pelo rodízio que ele vem promovendo, mas os atletas que vem atuando juntos na posição são Everton e André. O primeiro, é jogador de Seleção Brasileira e está muito bem no ano, tendo feito cinco gols em 2019. André fez somente dois gols no ano, porém, as cinco assistências chamam atenção em seus números.

Estilo de jogo
Inter: Intensidade e contra-ataque. Essas são as principais características da maneira de jogar do Internacional. O Colorado efetuou 7.335 passes nos 19 jogos da temporada, com um índice de acerto de 89%. A diferença para o Tricolor no número de vezes em que passou a bola é superior a três mil, e o índice de acerto é inferior. Porém, o Inter erra mais pois está sempre passando em velocidade, e arriscando enfiadas de bola, principalmente tentando encontrar a defesa dos adversários desguarnecida.

Grêmio: Desde que Renato Portaluppi assumiu o Grêmio, a filosofia de jogo é passar mais e melhor, de forma passiva, aliás. Em 2019, o Tricolor é o time com melhor índice de acerto de passe, com aproveitamento superior a 93%. Além disso, o time deu 10.512 passes, sendo a equipe que mais toca a bola no Brasil também. O time erra pouco, pois sempre está bem posicionada e controlando as ações da partida, tentando entrar com calma e tranquilidade nas defesas adversárias.

Conclusão
Os estilos diferentes de jogo, um mais agressivo e outro mais passivo, são uma ótima atração para quem assistir a partida. Além disso, os momentos distintos das equipes poderiam até determinar que o Colorado é o favorito no jogo. Ou então o Grêmio, que tem um trabalho consolidado há anos e possui Everton, o melhor jogador do país na atualidade. Contudo, não só a partida que ocorre amanhã, no Beira-Rio, às 16h, como também o jogo do meio de semana na Arena são incógnitas, pois clássico não tem favorito. 

Comments

SEE ALSO ...