Esporte

Blindados do Vale apresenta novo uniforme em etapa do circuito gaúcho

Equipe de Lajeado sedia jogos da terceira etapa no Parque do Imigrante

Créditos: Rita de Cássia
COPA: seis equipes participaram da etapa gaúcha de basquete sobre rodas sediada pela Adefil - Rita de Cássia

Lajeado - A Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil) e o time Blindados do Vale - com patrocínio de empresas da região e apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e da Unimed - promoveu sábado a 4ª Copa Lajeado de Basquete em Cadeira de Rodas. Os jogos fazem parte da 3ª etapa do Circuito Gaúcho e teve a participação de seis equipes. O objetivo é estimular a prática do basquete em cadeiras de rodas e elevar o nível técnico da modalidade no Estado. Conforme a coordenadora da Adefil, o esporte é extremamente importante na reinserção dos participantes à sociedade, uma vez que 90% dos atletas tem lesões adquiridas, ou seja, ocasionadas em acidentes de carro, moto, quedas e diversos outros fatores, e precisam readaptar sua rotina de vida. E esse é um dos papeis da associação e da prática esportiva. "Primeiro vem o processo de luto após o acidente, depois, o esporte é a porta de entrada para o retorno à vida social e ao mercado de trabalho", explica Reni.

Resultado da rodada
1°- Aspede - Santa Cruz do Sul
2° - Adau - de Erechim
3° - Cidef - Caxias
4° - Brothers - Canoas
5° - Leme - Novo Hamburgo
6° - Blindados - Lajeado

Atleta
Tiago Ismael Leidens, de Arroio do Meio, é só sorrisos desde que entrou para a equipe de Lajeado. Há 12 anos, após sofrer acidente de moto afastou-se de suas atividades. Mas, há quatro meses tudo mudou e agora ele é um dos atletas da Blindados do Vale. "Está sendo muito importante para mim. Me sinto bem, conheço pessoas, pratico exercícios e ainda está me ajudando a emagrecer", afirma.

Visitante
Mauro Klein integra a Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul (Leme), de Novo Hamburgo. A equipe veio à Lajeado com uma delegação de 15 pessoas, entre elas, nove atletas. "Jogar e competir é uma vivência especial de amizade e integração, que faz toda a diferença em nossas vidas", conta.

Novo Uniforme
Durante o evento também foram apresentados o novo uniforme da equipe Blindados do Vale, cadeiras e equipamentos, adquiridos através de Projeto Federal de Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte - que conta com o apoio das empresas Florestal Alimentos, Grupo Charrua, Atlas Calçados, Mercur, Farmácia São João e Baldo S.A. Participaram da solenidade o representante das secretarias municipais de Cultura e Turismo e Secel, Leandro Fernandes; o presidente da Adefil, Luiz Martinelli; vice-presidente, Cristina Belim; o treinador da Blindados, Cristofer Negri; o gerente de marketing da Florestal Alimentos, Adriano Orso; representante da Atlas Calçados, Rejane Klafke; entre outros convidados e delegações.

Comentários

VEJA TAMBÉM...