Esporte

Brasil vence Croácia após entrada de Neymar no 2º tempo

Numa jogada de triangulação pela esquerda, Neymar recebeu de Phillipe Coutinho, passou pelo seu marcador e chutou de dentro área, marcando o primeiro gol do Brasil

Créditos: Agência Brasil
- Lucas Figueiredo/CBF/divulgação

Liverpool - Depois de duas semanas de treinamentos, na Granja Comary, em Teresópolis, e no Centro de Treinamento do Tottenham, em Londres, na Inglaterra, a seleção brasileira de futebol fez hoje (3) contra a Croácia, equipe que também vai jogar a Copa do Mundo na Rússia, o seu primeiro jogo-teste, visando o Mundial.

O Brasil começou a partida com um esquema mais defensivo, com Casemiro, Paulinho e Fernandinho. Com essa formação, a equipe comandada por Tite foi pressionada pela Croácia, que conseguiu algumas jogadas de perigo contra o gol brasileiro. A grande quantidade de jogadores das duas seleções ocupando o meio de campo fez com a partida fosse caracterizada por muita marcação.

O primeiro tempo terminou, com as duas seleções mantendo o mesmo esquema do começo do jogo, concentrando a maioria dos jogadores no meio de campo e com poucas jogadas de gol. 

Segundo tempo

No segundo tempo, Tite fez a mudança prometida: colocou Neymar no lugar de Fernandinho, ou seja, trocou um jogador de meio de campo por um atacante. Com isso, a seleção ficou mais ofensiva e passou a dominar o jogo. Assim Gabriel Jesus, que passou o primeiro tempo muito isolado, passou a ter Neymar ao seu lado. Com a alteração, no terceiro minuto, o time brasileiro já tinha atacado duas vezes, assustando a defesa croata.

Aos 23 minutos, numa jogada de triangulação pela esquerda, Neymar recebeu de Phillipe Coutinho, passou pelo seu marcador e chutou de dentro área, marcando o primeiro gol do Brasil. Após o gol de Neymar, a seleção brasileira passou a ter o domínio completo da partida. Neymar, Coutinho e Willian dominavam os dois lados do campo, abrindo a marcação da Croácia. O time croata recuou, explorando apenas jogadas de contra-ataque.

Aos 36 minutos, Tite fez mais duas mudanças no Brasil: Taisson entrou no lugar de Phillipe Coutinho e Fred no de Willian. As alterações, no entanto, não diminuíram o ritmo da seleção, que permaneceu no ataque.

Até o fim da partida, a equipe brasileira manteve a posse da bola, impedindo que a Croácia oferecesse perigo à defesa. Aos 43 minutos, Roberto Firmino, numa troca de passe com Danilo, avançou pela direita e da entrada da área chutou contra o gol croata, mas a bola passou por cima. Na beira do gramado, Tite pedia que o time mantivesse a posse da bola.

Aos 45 minutos, mais uma vez Roberto Firmino, após uma sobra de bola, em frente à área adversária, voltou a chutar perigosamente ao gol. Aos 48 minutos, depois de tentar duas vezes, Roberto Firmino faz o segundo gol brasileiro, após um lançamento de Paulinho. O jogo terminou sem que a Croácia tivesse tempo de fazer a saída de bola.

O Brasil volta a jogar contra a seleção da Áustria, em Viena, no dia 10 de junho. O time brasileiro estreia nna Copa do Mundo da Rússia, enfrentando a Suíça no dia 17, em Rostov On Don.

Comentários

VEJA TAMBÉM...