Esporte

Campeonato de capoeira reúne 120 competidores

Na tarde de sábado, o Ginásio Municipal Nelson Francisco Brancher recebeu 120 capoeiristas para competição promovida pelo grupo Oxósse

Créditos: Guilherme Rossini
Categoria infantil deu início do Campeonato de Capoeira - Guilherme Rossini

LAJEADO | Durante toda a última semana, o grupo Oxósse Lajeado trabalhou para os Jogos e Campeonato de Capoeira regionais do Vale do Taquari. No entanto, o evento que estava marcado para a tarde de sábado (1º), no Parque dos Dick, ao lado da concha acústica, teve que ser disputado no Ginásio Municipal Nelson Francisco Brancher, em Lajeado, devido a grande quantidade de chuva dos dias que antecederam a competição. "O evento foi um sucesso pois, apesar das duas semanas de chuva, foram mais de 100 competidores participando em todas as categorias, vindos de vários municípios, além de Lajeado. Já estamos programando um novo encontro e competição para novembro deste ano, com oficinas, e mais competidores", explica o Mestre Karkará, do grupo Oxósse Lajeado.

Com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado (Secel), o ginásio em Lajeado recebeu, ao todo, 120 competidores inscritos, além de 15 jurados. Dois desses capoeiristas eram Giovane Weiss Grebin (6) e seu pai, Rudinei Grebin (37), de Lajeado. Os dois praticam e desfrutam da modalidade há 3 anos. "Eu comecei a fazer e levei ele o Giovane junto, ele gostou e também quis fazer", explica o pai do menino. Giovane, que veio para competição com seu pai, e sua mãe, que ficou na torcida, diz qual seu movimento predileto. "Eu gosto de bastante coisa nos treinos, mas o que prefiro fazer é a tesoura."

Os capoeiristas vieram de seis municípios gaúchos: Santa Maria; Porto Alegre; Bom Princípio; Santa Cruz do Sul; Alegrete e Ijuí para a competição, que teve início com a apresentação de cada um dos jurados e mestres, com um congresso técnico após, que teve a função de explicar aos competidores como tudo funcionaria. Comandando os trabalhos, o mestre Karkará enfatizou que as lutas durariam pouco mais de um minuto e que seriam proibidos golpes que causassem qualquer tipo de lesão corporal ao adversário. Com apelidos como Android, Enfermeiro e Yoyo, um a um os capoeiristas foram sendo chamados para a competição, iniciada pelas crianças, depois seguindo a disputa entre as mulheres e após os homens, o campeonato de capoeira seguiu das 14h às 19h, com vencedores de diversas cidades.


Resultados

Equipes
1º Oxósse Capoeira - Lajeado
2º Equipe Mestre Lindinho - Alegrete
3º Capoeira Berimbau Tchê - Bom Princípio

Feminino
1°Ciganinha - Capoeira Berimbau Tchê - Bom Princípio
2°Yoyo - Capoeira Berimbau Tchê - Bom Princípio
3°Camila - Oxósse Capoeira - Lajeado

Masculino
1° Café - Equipe Mestre Lindinho - Alegrete
2° Nonato - Oxósse Capoeira - Lajeado
3° Enfermeiro - Oxósse Capoeira - Porto Alegre

Solo de Cantigas e Berimbau
1°Marta - Grupo Camboata
2°Zangão - Equipe Mestre Lindinho - Alegrete
3°Lua Negra - Oxósse Capoeira - Porto Alegre

Infantil
1°Pietra
2° Antôniela
3°Derik

 

O pai Rudinei Grebin, e o filho, Giovane Grebin, participaram da competição, em Lajeado (Guilherme Rossini)

Comments

SEE ALSO ...