Esporte

Ceat/Bira realiza integração entre escolas municipais

Clube atende mais de 200 alunos da rede pública

Créditos: Da redação
Escola Campestre recebe atividades de integração proporcionadas pelo Ceat/Bira - divulgação

Lajeado - O Projeto Social Ceat/Bira já realizou este ano nove integrações entre colégios atendidos pela iniciativa. Participam as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Campestre, Lauro Mathias, Universitário, Porto Novo, Alfredo Lopes, Vida Nova e São Bento. No total, mais de 200 crianças são atendidas hoje com prática esportiva de basquete.

Os encontros são uma forma de confraternização entre as escolas e os estudantes. "A gente realiza jogos recreativos, atividades de confraternização, para que os alunos possam colocar em prática o que vem aprendendo nos treinos ", comenta o professor do Ceat/Bira, Gustavo Lawisch. Conforme ele, o projeto social também incentiva os atletas que se destacam nas equipes e querem intensificar os treinos. "Os alunos que se destacam e que tem essa motivação, são encaminhados às equipes de competição. Mas, aqui, a ideia é muito mais trabalhar a coletividade, o aspecto lúdico e recreativo do basquetebol, o que traz ganhos também na questão da disciplina e do espírito de grupo entre os praticantes", comenta o treinador.

Para o diretor da Emef Campestre, Renato Cupini, a escola fica feliz com os resultados do projeto. "A escola abre as portas ao projeto social de basquete do Ceat/Bira, com quem já temos uma parceria de mais anos. Buscamos sempre oportunizar aos nossos alunos atividades em turno oposto, por entender da necessidade de ocupá-los com atividades esportivas. Entendemos ser este um projeto responsável, idealizado para nossos alunos, tendo a frente um profissional capacitado, ensinando as regras, cobrando empenho e proporcionando jogos interescolares. Desta forma auxilia na formação humana e cidadã dos alunos", comenta.

Benefícios
Mãe de um novo apaixonado por basquete, Maristela Arend vê no filho Pedro, estudante da Emef Porto Novo, grandes avanços na escola. "Ele gosta muito de jogar basquete. Desde o início do projeto está muito mais disposto, além de mais concentrado, por consequência tirando boas notas", sinaliza Maristela. Para ela, o projeto tem grande contribuição na escola: "Acho muito importante, porque os adolescentes têm muita energia e o esporte no horário oposto às aulas é muito bom, incentiva a amizade, o companheirismo, sem contar que tira da internet e celular", pondera.

As categorias de base do Ceat/Bira, tanto basquete quanto voleibol, contam com a parceria da Prefeitura de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Pizzaria Chef Leon, Grupo Scapini, Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Lojas Dullius, Fisioterapeuta Felipe Graziola, Padaria Suíça, Elux Engenharia Elétrica, restaurantes Prâmios, Henicka, Tombado, Bom Gosto, Guth e Q'Delícia.

Comentários

VEJA TAMBÉM...