Esporte

Dupla Gre-Nal nunca ganhou Brasileirão por pontos corridos

Disputado desde 2003 nesse formato, equipes gaúchas tem retrospecto parecido na competição

Créditos: Guilherme Rossini

Porto Alegre - O futebol brasileiro difere totalmente dos outros grandes centros do esporte no mundo. O Brasil é o único lugar onde o campeonato nacional tem, no mínimo, oito favoritos. Na Europa, onde se joga o melhor futebol do mundo, porém, os campeonatos têm, na maioria das vezes, três favoritos. Na Inglaterra, Manchester City e Liverpool, com menção honrosa a outro clube que aparecer, como Tottenham, Arsenal, Chelsea ou Manchester United. Na França, o PSG reina soberano, como a Juventus, que venceu pela oitava vez seguida (isso mesmo) o Campeonato Italiano. Na Espanha, a disputa fica entre Barcelona e Real Madrid, com participações especiais do Atlético de Madrid.

A expressão "futebol é uma caixinha de surpresas" provavelmente deve ter sido criada no Brasil, onde há 16 anos, desde que o Campeonato Brasileiro é disputado por pontos corridos, há grande variedade de campeões. Quando a disputa era por 'mata-mata', também havia variação nos campeões, mas levando em consideração a isonomia de condições no formato atual, chama ainda mais a atenção a grande diversidade de vencedores. Ao todo, são sete times, de três estados diferentes, que conseguiram a glória de vencer um Campeonato Brasileiro, cansativo, com um grande número de rodadas, onde cada uma delas vale a mesma pontuação. Entretanto, somente times de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro ganharam a competição. A dupla Gre-Nal, que monopoliza a grande força do futebol gaúcho desde sempre, nunca conquistou um título do campeonato mais disputado do mundo, desde que foi implementada a nova fórmula.


MAPA BRASIL - PONTOS CORRIDOS

SÃO PAULO
Corinthians - 4 conquistas
São Paulo - 3 conquistas
Palmeiras - 2 conquistas
Santos - 1 conquista
Total: 10 títulos

MINAS GERAIS
Cruzeiro - 3 conquistas
Total: 3 títulos

RIO DE JANEIRO
Fluminense - 2 conquistas
Flamengo - 1 conquista
Total: 3 títulos


Retrospecto da dupla Gre-Nal nos pontos corridos

Com dois títulos do Brasileirão em sua história, o Grêmio foi campeão pela última vez em 1996. Já o Internacional, que ganhou três vezes o Campeonato Brasileiro, venceu a competição pela última vez em 1979, quando conquistou o título de forma invicta. Porém, já são muitos anos desde que a dupla Gre-Nal venceu o Brasileirão. Tanto que, desde que a competição começou a seguir o padrão europeu, sendo disputada por pontos corridos, a melhor colocação das duas equipes foram vice-campeonatos. Em 2005, 2006 e 2009, o Inter perdeu o título para Corinthians, São Paulo e Flamengo, respectivamente. Já o Grêmio, quase foi campeão em 2008, perdendo também o título para o São Paulo, e em 2013, para os mineiros do Cruzeiro.

Nos últimos 16 anos, desde que o formato do Campeonato Brasileiro foi alterado, apesar de não terem vencido a competição, Grêmio e Internacional tiveram conquistas e perdas semelhantes no período. Os dois foram somente vice-campeões da competição nacional, ganharam a Copa Libertadores da América, o Grêmio em 2017, e o Colorado duas vezes, em 2006 e 2010, levando também o Mundial, contra o Barcelona, há pouco mais de 12 anos. Mas não é só nas glórias que a dupla se equipara, tanto que, as duas equipes foram rebaixadas no período entre 2003 e 2018, sendo que o Tricolor conseguiu o feito em 2004, retornando em 2005 na histórica batalha dos aflitos. Já o Inter sofreu seu primeiro descenso em 2016, e subiu para a Primeira Divisão no ano seguinte.

É tão grande o equilíbrio da dupla Gre-Nal desde 2003, que se somado o desempenho de cada um dos times até o Brasileirão Série A do ano passado, sendo que as duas equipes foram rebaixadas uma vez cada, os números das equipes gaúchas são muito semelhantes. Se fosse feita uma classificação geral com esse critério, o Internacional ocuparia a sexta colocação, enquanto o Grêmio ficaria em sétimo.


GRÊMIO

Participações 15
Pontos 898
Jogos 586
Vitórias 250
Empates 148
Derrotas 188
Gols Marcados 795
Gols Sofridos 648
Saldo de Gols 147
Aproveitamento 51,08%

INTER
Participações 15
Pontos 918
Jogos 590
Vitórias 256
Empates 148
Derrotas 186
Gols Marcados 789
Gols Sofridos 661
Saldo de Gols 128
Aproveitamento 51,86%


10 primeiros colocados nos pontos corridos desde 2003
1° São Paulo - 1040 pontos
2° Cruzeiro - 994 pontos
3° Santos - 969 pontos
4° Corinthians - 930 pontos
5° Flamengo - 919 pontos
6° Inter - 918 pontos
7° Grêmio - 898 pontos
8° Fluminense - 891 pontos
9° Atlético-MG - 856 pontos
10° Athletico - 838


Expectativa para 2019

No ano em que o Grêmio completa 23 anos sem ganhar o Campeonato Brasileiro e o Internacional 40, a dupla ingressa mais uma vez na competição como postulante ao título do Brasileirão. No entanto, as equipes vivem momentos diferentes. O Grêmio, que acabou de ser campeão gaúcho sobre o Colorado, está andando aos trancos e barrancos na Copa Libertadores da América. Enquanto isso, o Inter vive grande fase na competição continental, já tendo obtido a classificação de forma antecipada.

Nesta temporada, ao que tudo indica, os dois gaúchos darão prioridade para a Libertadores, porém, não há um motivo claro para isso. Sem dúvida, o Campeonato Brasileiro é a competição mais difícil a ser vencida, por depender de uma enorme regularidade, enquanto o torneio continental é uma copa, e por ser jogada no formato de mata-mata, há muitas variáveis que podem contribuir para o título de uma das duas equipes.

Contudo, tanto Renato Portaluppi, como Odair Hellmann possuem elencos com condições de manter a regularidade necessária para vencer o título que não vencem há tantos anos.

 

Qual o desempenho para ser campeão do Brasileirão?

Se feita a média de pontos dos 16 últimos campeões do Campeonato Brasileiro disputado por pontos corridos, a pontuação necessária para ser campeão seria de 73 pontos em 38 rodadas. No entanto, já houveram desempenhos piores e melhores dos primeiro colocados no Brasileirão. Quando foi jogado pela primeira vez desse modo, em 2003, no período que a tabela ainda tinha 24 equipes, o Cruzeiro ganhou a competição marcando 100 pontos. A equipe foi a única na história a conquistar tal marca. O pior campeão, se é que se pode chamar assim, foi o Flamengo. Em 2009, o time carioca fez somente 67 pontos, superando o Inter, que marcou 65, ficando dois pontos atrás do Rubro-Negro.

Porém, não há grande paridade dos campeões, pois no ano passado, o Palmeiras foi campeão fazendo 80 pontos, enquanto o Corinthians, em 2017, conquistou apenas 71 e ganhou o título brasileiro.

 

 

 

Comments

SEE ALSO ...