Esporte

Galgos participa de maratonas fora do Brasil

Integrantes correram maratonas em Buenos Aires, Berlim e Paris

Créditos: Mônica da Cruz
Grupo que participou da maratona Paris-Versalhes - Fotos Arquivo Pessoal/Galgos

VALE DO TAQUARI | A Galgos, equipe que visa orientar e oferecer suporte na prática da corrida, tem aproximadamente 90 alunos, tanto da região dos Vales, como de Porto Alegre e até de outras cidades do Brasil. Conforme o treinador e coordenador da Galgos, Claiton Lenz, o grupo tem um calendário de provas oficiais, onde oferece suporte aos alunos. Isso, conforme ele explica, inclui provas nas regiões dos Vales, de Porto Alegre e ao menos duas vezes por ano, provas fora do estado e, até mesmo, do país. "Além disso, os alunos têm a liberdade de participarem de outras provas fora do calendário oficial do grupo", salienta.

Lenz comenta que a preparação para as competições é feita individualmente na maioria dos casos. Segundo ele, isso ocorre porque cada aluno tem suas particularidades e cada prova exige uma preparação específica. "Uma prova de 10 quilômetros, é diferente de uma maratona, que é de 42 quilômetros, ou de uma corrida de montanha", ressalta.
Neste ano, integrantes da Galgos competiram em Buenos Aires, na Argentina, Berlim, na Alemanha, e Paris, na França.

De acordo com Lenz, a participação nas maratonas de Buenos Aires e Berlim teve como intuito melhorar as marcas pessoais dos alunos, nos 42 quilômetros. Além disso, conseguir índice para correr a Maratona de Boston, que ocorre em 2021. Para o coordenador, a avaliação é extremamente positiva. Dos sete atletas que participaram, cinco conseguiram bater suas marcas e seis alcançaram índice para Boston, nas suas respectivas faixas etárias.
Lenz relata que as próximas provas da Galgos serão mais regionais, incluindo a Rústica de Natal, provas em Porto Alegre e a Travessia Torres-Tramandaí, em janeiro.

Maratonas

Na maratona de Buenos Aires, a maior da América Latina, foram 10 mil inscritos e 1.600 brasileiros participando. Da Galgos, estiveram presentes Fernando Boni Jr (309º geral e 67º brasileiro), Claiton Lenz (505º geral e 111º brasileiro), Leandro Fernandes (587º geral e 128º brasileiro), Rafael Seewald (932º geral e 158º brasileiro) e Estela Weber (123º geral e 34ª brasileiro).

A Maratona de Berlim teve 45 mil inscritos e mais de mil brasileiros participaram. Da Galgos, Guilherme Stapenhorst (366º geral e 2º brasileiro) e Gabriel Biasibetti (1768º geral e 34º brasileiro).
25 mil pessoas se inscreveram para os 16 quilômetros entre Paris e Versalhes. Da Galgos, participaram Juliana Kratochvil (2918º geral e 819º na categoria), Denise Muller Arruda (3746ª geral e 464ª na categoria), Ana Paula Weller da Motta (3751ª geral e 1051ª na categoria), Claudia Munhoz Leal da Motta (3752ª geral e 1052ª na categoria) e Claudia Maria Mallmann Gräbin (3756ª geral e 467ª categoria). 

Treinador e coordenador da Galgos, Claiton Lenz fala da preparação para as competições

Competidores na maratona de Berlim, na Alemanha

Equipe que participou da maratona de Buenos Aires, na Argentina

Comments

SEE ALSO ...