Esporte

Projeto CapoEducando tem programação especial de verão

Aulas de capoeira, ministradas pelo Mestre Karcará, ocorrem no Parque dos Dick até o final de fevereiro

Créditos: Da redação
Alunos aprendem a lutar, jogar, tocar os instrumentos típicos e cantar. - Pietra Darde/divulgação

Lajeado - O projeto CapoEducando da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está com edição especial de verão nos meses de janeiro e fevereiro. As aulas de capoeira, ministradas pelo Mestre Karcará, ocorrem no Parque dos Dick nos domingos, terças, quartas e quintas-feiras, até o dia 28 de fevereiro. As aulas são abertas para toda a comunidade e as inscrições são gratuitas.

Sem restrições de números de participantes, na tarde de quinta-feira (3), um aluno participou da aula na sala interna no Ginásio Nelson Brancher. Segundo Mestre Karcará, as aulas sempre acontecem independente do número de alunos. Voltado para crianças a partir de 7 anos e adultos, a capoeira reúne esporte, música, dança, o corpo e a mente. "As crianças se identificam com a capoeira pois é um momento que elas podem descarregar as energias", conta o Mestre.

O Mestre Karcará, Paulo Renato Narciso, 58 anos, possui 42 anos de experiência. Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Paulo viveu em Salvador e Ilhéus na Bahia por muitos anos. Conforme Paulo, as aulas são recreativas e educativas, ricas em cultura afro-brasileira. Os alunos aprendem a lutar, jogar, tocar os instrumentos típicos e cantar. "Não precisa ter experiência nenhuma para participar, pois dividimos em grupos de acordo com o conhecimento de cada um. Durante as aulas, procuro passar todo meu conhecimento para os alunos" explica.

Além desta edição de verão, durante o ano letivo, ele leva o projeto para as crianças do Projeto Vida no Bairro Santo Antônio e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Oscar Karnal. "Me sinto abençoado, pois já transformei muitas crianças que estavam indo para um mau caminho", conta.

Para participar das aulas é recomendado usar roupas leves. As inscriçõespara participar desta edição podem ser realizadas diretamente com o mestre, pelo fone (51) 99949-8231 ou antecipadamente com a Secel, pelo fone (51) 3982-1140.

Confira os locais e horários das aulas:

Salas internas no Ginásio Nelson Brancher (Claudião):

Terças e quintas-feiras: Das 10h ao 12h, e das 14h às 16h.

Concha Acústica no Parque dos Dick:

Nas quartas-feiras: das 10h ao 12h, e das 16h às 18h.

Parque dos Dick:

Domingos: a partir das 17h

Comentários

VEJA TAMBÉM...