Esporte

Projeto Escolas Esportivas da Univates realiza atividades

O projeto de extensão Escolas Esportivas da Univates já movimentou centenas de crianças e adolescentes de Lajeado

Créditos: da redação
ATIVIDADES: projeto deve atender centenas de estudantes no ano de 2019 - Isabel Pavan/Univates/Divulgação

Lajeado - Durante seus primeiros meses de funcionamento neste ano, o projeto de extensão Escolas Esportivas da Univates já movimentou centenas de crianças e adolescentes de Lajeado. Parceria entre a Instituição e a Prefeitura, a ação oferece atividades esportivas diversificadas para estudantes de 8 a 15 anos da rede municipal de ensino. Os encontros ocorrem no turno inverso ao escolar, com transporte gratuito das escolas até o Complexo Esportivo da Univates, onde são realizadas as ações. Neste ano, devem ser atendidos mais de 400 estudantes.

Promover a inclusão e proporcionar os benefícios sociais e de saúde que as práticas esportivas têm em sua essência são os principais objetivos do projeto. No ano passado, 438 crianças e adolescentes participaram das atividades. Neste ano, as mesmas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) atendidas em 2018 serão contempladas: Capitão Felipe Diether, Vitus Morschbacher, Pedro Welter, Porto Novo e Projeto Vida Santo Antônio. Os encontros são semanais, e cada escola tem um dia e turno predeterminados. As atividades práticas ocorrem em quartas, quintas e sextas-feiras nos turnos da manhã e da tarde.

Além dos alunos das Emefs, o projeto Escolas Esportivas envolve também acadêmicos da Univates. Essa experiência oferece oportunidade de contato com a prática profissional antes do ingresso no mercado de trabalho, dando subsídios para uma melhor formação acadêmica. A participação dos graduandos se dá na forma de bolsa de extensão, para os estudantes dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura, ou de serviço voluntário, para estudantes de qualquer curso da Instituição.

 

Da Colômbia para o Brasil

Brian Steven Rodriguez Peñaloza é colombiano e realiza intercâmbio na Univates. Estudante do 8º semestre de Educação Física, ele foi selecionado para participar do projeto de extensão como bolsista. "É um privilégio poder participar desse grande projeto e trabalhar aqui. Muitas pessoas se candidatam para essa vaga, então estou aproveitando bastante a oportunidade", comenta. O estudante afirma que tem recebido todo o apoio necessário do coordenador do projeto, professor Rodrigo Lara Rother. Durante as atividades, além dos estudantes experimentarem esportes diferentes, como a natação, Brian apresentou também modalidades colombianas, como o Ultimate, um esporte com frisbee.

O estudante ressalta que o intercâmbio e o Escolas Esportivas têm sido uma experiência memorável. Todo o conhecimento adquirido com o projeto, segundo ele, complementa o que aprende na Univates e na Corporación Universitaria Minuto de Dios, onde Penãloza estuda. "Já aprendi muito aqui e cada dia tenho aprendido mais, então aproveito essa experiência para me tornar um profissional diferenciado na Colômbia", conclui.

Mais informações sobre o projeto de extensão Escolas Esportivas podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5805.

 

APRENDIZADO: Brian troca experiências para se tornar um profissional diferenciado em seu país

Comments

SEE ALSO ...