Esporte

Projeto Social do Ceat/Bira promove dia de integração

Evento reúne dezenas de jovens que participam das atividades

Créditos: da redação
Atividades envolveram dezenas de alunos que participam das escolinhas - divulgação

LAJEADO | Na última semana, as escolinhas de basquete do Projeto Social Ceat/Bira realizaram amistosos entre três escolas municipais participantes: Campestre, Vida Nova e Santo André. As atividades, que aconteceram na Emef Vida Nova, envolveram mais de cem alunos em um dia de integração e entrega das camisas a boa parte dos 200 novos participantes do projeto.

Segundo o professor, Gustavo Lawisch, os alunos estavam ansiosos antes das partidas. "Por ser o primeiro encontro deles esse ano e para alguns a primeira partida de um jogo de basquete, eles estavam ansiosos. Mas, no decorrer da atividade, venceram a timidez e a integração aconteceu de forma muito proveitosa para todos", comenta.

 

Atividades

Além de participar de amistosos, os integrantes das escolinhas do projeto social tiveram a oportunidade de disputar jogos de integração antes dos jogos oficiais do Campeonato Gaúcho de Basquete. Em torno de 40 crianças integraram as equipes mistas que fizeram preliminar dos jogos do campeonato em Lajeado, no último dia 25 de maio. Eles também puderam assistir à competição.

Outra oportunidade oferecida aos atletas do projeto social foi viajar, no fim de semana, para participar da Copa RS de Basquete sub-10 e sub-12. Foram 24 alunos que participaram dos jogos recreativos. Para o coordenador esportivo do Ceat/Bira, Clairton Wachholz, o Xis, o momento foi de muito aprendizado. "Por meio do Projeto Social, proporcionamos a essas crianças não apenas a prática do esporte mas também conhecer outras realidades, outras cidades, jogar com outras equipes. A integração, fazer novos amigos, tudo isso faz parte do projeto. O momento serviu também para que os jovens vissem a equipe sub-12 de competição jogar e sonhar fazer parte desta equipe ano que vem", analisa Xis.

 

Saiba mais sobre o projeto

O Projeto Social Ceat/Bira praticamente dobrou sua abrangência em 2019. Enquanto em 2018 as escolinhas atendiam mais de 200 crianças e adolescentes em diversas escolas de Lajeado, este ano o número subiu para mais de 400 crianças atendidas. Participam das atividades, no turno oposto ao escolar, alunos das escolas municipais de Lajeado Emef Campestre, Emef Lauro Mathias, Emef Universitário, Emef Porto Novo, Emef Alfredo Lopes, Emef Vida Nova e Emef São Bento e Emef Francisco Oscar Karnal.

Comments

SEE ALSO ...