Expovale 2016

Agricultura familiar é a aposta da Expovale para este feriado

Feira multissetorial foca nos produtos da terra, com palestras técnicas e o pavilhão da produção

Créditos: Rodrigo Nascimento
- Lidiane Mallman

Lajeado - A família de Adriana Luiza Hammes (30) caprichou para estar na Expovale 2016. Há 20 anos a família se tornou especialista em pães, cucas e linguiça. E, no pavilhão da agricultura familiar exibem a riqueza que vem do campo. Nesta terça-feira (15), o dia é dedicado ao setor na feira, pela relevância econômica e pelo poder de manter no campo as famílias que pensavam em desistir da produção.


Os Hammes são de Linha São Luiz, no interior de Estrela e estão felizes com a Expovale. "Os primeiros dias superaram a nossa expectativa. Além de vender nossos produtos divulgamos nossa marca e sabor. Sempre fechamos negócio depois da Expovale."


A agroindústria de Adriana é um recorte das mais de 20 existentes em Estrela e um a pequena amostra das 300 que estão espalhadas pelo Vale. "É um bom negócio, fez com que continuássemos a vida no campo. Hoje trabalhamos em família e felizes com o resultado. Sentimos um grande apoio do governo e de entidades como a que promove a Expovale."


Quando o mel...
Zilda da Costa (42) produz mel em Marques de Souza há 10 anos. Em Linha Peral, as abelhas consomem flor de laranjeira e outras espécies de flores, tornando o mel saboroso ao paladar dos consumidores.

Para agregar valor ao produto, ela envaza mel com o favo, novidade que fideliza o cliente e oferece uma degustação especial. "Hoje é nosso carro-chefe, parece uma compota, agrada aos olhos e ao paladar." A família de Linha Peral processa por mês cerca de quatro toneladas de mel, sendo que 80% das abelhas são da região.

Programa especial

Nesta terça-feira, a empresa BRF oferece uma programação especial para seus integrados. A intenção é estreitar a relação com os produtores de aves e suínos da região. 

Juntamente com suas famílias, cerca de 1,5 mil parceiros da empresa estão convidados para o "Viva Integração", evento que iniciará às 9h30min na Arena de Shows, com a presença da direção da empresa. A partir das 10h30min o espaço será aberto também ao público geral, quando acontece a palestra do jornalista e apresentador do Globo Rural, Nelson Araújo, que abordará o tema sustentabilidade. 



A diferença do agronegócio

Jocimar Rabaioli coordena o espaço da Agricultura Familiar na Expovale e explica que á graças ao êxito do setor que o Brasil não parou em meio à crise. "O meio rural é o responsável por manter o Brasil vivo. Em municípios pequenos, como os da nossa região, a agricultura que movimenta o comércio e os outros segmentos econômicos."


Rabaioli comanda também a área da agricultura familiar na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag). Segundo ele, no Estado, cerca de duas mil famílias vivem de feiras como a Expovale, para vender os seus produtos direto ao consumidor. "Por isso este espaço assume uma importância muito grande no contexto da economia rural."

Ao todo, 50 famílias expõem seus produtos no Pavilhão 4 do Parque do imigrante. São empreendimentos de 39 cidades - 36 delas -, do Vale do Taquari.


A força do Vale

Para o presidente da 20ª Expovale, Alex Schmitt, tanto o trabalho na terra quanto a produção de alimentos são poderosas fontes de renda para o Vale do Taquari. Segundo ele, a expectativa nesta terça-feira é justamente alavancar negócios no segmento que estará em evidência em evento técnico promovido na feira.

"Será um dia para receber este público, que terá atrações voltadas para o campo e poderá aproveitar as ofertas e promoções tanto na área de utilitários quanto no setor de máquinas e implementos agrícolas, presente na feira."

Schmitt diz que todas as atrações - incluindo as artísticas -, (veja saiba mais) foram pensadas para o público que consome e movimenta o agronegócio. "Assim como as famílias e a comunidade regional são esperados para confraternizar conosco neste feriado de 15 de novembro", convida. 


Positivo
O primeiro fim de semana de Expovale ficou dentro daquilo que a organização projeta como meta para a 20ª edição. Segundo o presidente, não foi possível totalizar os números de acesso ao Parque do Imigrante, mas seguindo a tendência de 2014, será possível bater a meta de 140 mil visitantes. 


"O clima cooperou e percebemos a presença de muitos visitantes da região, de outros estados, trazidos pelas nossas atrações, da Serra Gaúcha e de outras partes do Rio Grande do Sul." Segundo Schmitt, o Parque do Imigrante esteve repleto de famílias, situação que deve repetir-se nesta terça-feira.


Saiba mais


A abertura dos portões do Parque do Imigrante ocorre ás 10h e o fechamento será às 22h. A grande atração do dia, na área cultural são as apresentações de Lucas Piccinini & Tiago Kist e do Grupo Bate Casco. Os shows começam às 19h, no Pavilhão de Shows da Expovale, ao lado do parque de diversões.


Devido ao sucesso do fim de semana, a Expovale irá repetir nesta terça-feira a promoção "Duelo de Gigantes", marcada inicialmente apenas para os finais de de semana. Os vendedores das nove concessionárias de automóveis expostas no Pavilhão 3 vão estar à disposição do público. São mais de cem veículos expostos, alguns com descontos especiais de feira de até 20%. 

Comments

SEE ALSO ...