Geral

Vida+Viva inscreve para concurso

Participam instituições do Vale integradas à 3ªCRE e Organizações Sociais, Associativas e Comunitárias

Créditos: Kassieli dos Santos
?As instituições não precisam se preocupar em ter o projeto pronto nesse momento. O importante é realizar a inscrição até 30 de abril?, explica Fachinetto

Lajeado - Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a 5ª edição do Concurso Cultural do Programa Vida +Viva Sem Álcool (-18), contemplando projetos culturais nas áreas de dança, música, teatro e vídeo. O foco do programa é a prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. 
Podem participar as instituições de ensino públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio do Vale do Taquari que integram a 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Neste ano, a novidade será a participação das Organizações Sociais, Associativas e Comunitárias de Lajeado com atuação e atendimento com crianças e adolescentes, cuja finalidade seja refletir e prevenir o consumo de álcool. 
A ação estimula as escolas a produzirem atividades culturais com os alunos, cujo o tema seja a prevenção do álcool e substâncias psicoativas. "O concurso é uma das ações que visam a reflexão e conscientização à realidade preocupante em que se verifica o aumento e uso precoce dos jovens com álcool e drogas", explica o Promotor de Justiça e Coordenador do Programa, Neidemar Fachinetto. 
O concurso conta com recursos oriundos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA) e recebe o financiamento do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Feca) deliberado pelo Controle Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica). Conforme Fachinetto, o concurso cultural é o único no Vale do Taquari a ser beneficiado pelo Feca. Destaca o importante papel do jornal O informativo do Vale, através da gerente de mercado Mirian Volkmer Destefani, para o alcance do financiamento. 
Segundo o coordenador, o evento de apresentação dos projetos, que será em 17 de outubro, transmite a essência da ação. "O dia da apresentação dos projetos é especial para quem acredita em uma sociedade melhor. Desde 2015 tivemos o aumento significativo no número de inscrições. Neste ano nossa meta é chegar a 40 projetos sociais inscritos", afirma Fachinetto. 
O Programa Vida + Viva, sem álcool (-18), executado pela Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), conta com apoio institucional do Ministério Público -Promotoria da Justiça Especializada, Juizado da Infância e Juventude de Lajeado, Univates, Associação Comercial e Industrial (Acil), Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado (CDL); Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), Prefeitura de Lajeado, através das secretarias da Educação, do Trabalho, Habitação e Assistência Social, da Saúde, da Juventude, Esporte e Lazer, 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Policia Civil, Brigada Militar, Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado e empresas patrocinadoras.

Saiba Mais

Cada instituição pode inscrever dois projetos culturais em categorias diferentes. Após a inscrição, o segundo passo é a participação nas oficinas de capacitação, oferecidas pela Univates. A premiação em dinheiro contemplará 12 projetos culturais. Assim que homologados, os projetos também recebem uma ajuda de custo que deverá ser utilizada exclusivamente para viabilizar o desenvolvimento da inciativa da entidade e transporte dos alunos/assistidos até a apresentação final. Para participação as entidades deverão preencher uma ficha de inscrição. O regulamento do concurso está disponível no site www.vidamaisvida.org.br. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone: (51) 3011-6900 ou e-mail [email protected], com Gilmara.

Comments

SEE ALSO ...