Geral

Família Goldmeier prepara encontro

Evento marcado para o dia 15 de novembro ocorre na Associação da Água Languiru

Créditos: Fernanda Mallmann
Família de Friedrich Goldmeier e Sophia Korte - arquivo pessoal

Teutônia - Está marcado para o dia 15 de novembro, na Associação da Água Languiru, o encontro dos descendentes de Kaspar Heinrich Adolph Goldmeier. Nascido no dia 12 de abril de 1849, em Lotte - na Alemanha, ele casou-se com Katharina Wilhelmine Frederike Gärtner, nascida em 1851.

No Brasil, Kaspar escreveu uma carta aos familiares na Alemanha, em abril de 1877. Nela, contava as primeira impressões sobre o país. "Graças a Deus, nós estamos muito satisfeitos. Nós nos alegramos por estarmos aqui no Brasil. Nós e o Hermann Brune moramos bem perto e Hermann Gärtner do lado. Nós moramos entre conhecidos e a maioria é do Kreis Tecklenburg. A colônia de Teutônia é grande. Nós temos uma colônia muito bonita em Picada Berlin, a de número 12", escreveu Kaspar. "Nós temos uma mula para montar. Com a mula vamos para a igreja, ao enterro e ao moinho. O que na Alemanha precisava ser feito a pé. Nós temos dois porcos no chiqueiro para engorda e do Friedrich Osterkamp nós receberemos mais porcos e um ganso. Em pouco tempo, ganharemos uma vaca. Não é possível ter uma vaca logo, por causa do pasto. Nós semearemos uma medida de alfafa e de aveia. Aqui é bem mais fácil tratar 20 porcos do que na Alemanha. Nós também já temos uma dúzia de galinhas, e uma choca com pequenos pintinhos. Isto não se tinha na pobre Alemanha", prosseguia.

Os organizadores do encontro pedem que os presentes enviem ou tragam fotografias dos familiares, de casas onde moravam e de certidões de registro. As fotos também podem ser enviadas para o e-mail [email protected] As reservas, de preferência, devem ser feitas com antecedência pelos telefone (51) 99413-4321, com Elisandra Linn; (51) 99310-0124, com Roberto Goldmeier e (51) 3762-8042, com Gerda Hepp.

Comentários

VEJA TAMBÉM...