Geral

Reunião-almoço aborda formas de investimento e cooperação entre Brasil e Alemanha

Objetivo foi mostrar as potencialidades do Vale do Taquari e tratar formas de investimento


- Maica Viviane Gebing/divulgação

Arroio do Meio - Com o objetivo de mostrar as potencialidades do Vale do Taquari e tratar formas de investimento e cooperação entre Brasil e Alemanha, a Administração Municipal, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), promoveu uma reunião almoço na terça-feira, 5, com a presença do Presidente da Câmara Brasil Alemanha no Rio Grande do Sul, Everson Oppermann e o diretor executivo Valmor Kerber.

Com a participação de cerca de 150 representantes de entidades, comércios, indústrias e autoridades do Vale do Taquari, o Prefeito Klaus Werner Schnack recordou que Arroio do Meio já possui intercâmbio cultural de jovens com a cidade alemã de Boppard e sugeriu o avanço na área econômica. "Nossa região vive as tradições alemãs e o dialeto, esta é uma oportunidade de estreitar relações e avançar", sugere. "Estamos de portas abertas para parceiros conhecerem e investirem no Vale do Taquari", salienta.

Os representantes da Câmara Brasil Alemanha explanaram sobre as atividades do órgão, falaram da importância da região se deslocar ao país europeu para conhecer a realidade local por meio de feiras comerciais e apresentar as potencialidades do Rio Grande do Sul, reforçaram a importância do planejamento e alertaram para a grande concentração de empresas alemãs na região paulista. "Temos 1.600 empresas alemãs no Brasil que empregam 250 mil pessoas, das quais, 90% em São Paulo e apenas 15 ou 16 no Sul, o que aumenta o nosso tema de casa. Temos que mostrar nossas potencialidades para atrair novos investidores", sugerem. Oppermann e Kerber ainda apresentaram o programa Sênior Expert Service, que trata de uma consultoria prática e acessível de aposentados alemães ativos. "São 12 mil especialistas registrados que já fizeram 25 mil missões pelo mundo", relatam. "Não somos pequenos nem grandes demais para parcerias com a Alemanha. Isso não tem tamanho, mas sim oportunidades", finalizaram.

Na sequência os Presidentes da CIC Regional, Ito Lanius e do Codevat, Cintia Agostini, se pronunciaram, reforçando a importância do evento, no intuito de oferecer uma nova oportunidade para a Região. Da mesma forma, o empresário Nelson Eggers se manifestou, contando sua experiência pessoal sobre a primeira feira que participou na Alemanha há 24 anos. "Desenvolvemos porque trouxemos o conhecimento de lá para cá", afirma. "É importante procurar as entidades que o Estado oferece para orientar caminhos", sugere. "A gente precisa querer ser grande um dia desses. Começa pequeno e um dia chega lá", motivou.

Após a reunião almoço, uma comitiva formada pelo Prefeito Schnack, vice Eluise Hammes, Coordenador da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Henrique Meneghini, presidente da Acisam, Adailton Cé, presidente da CDL, Lair Fritzen, e o representante do Círculo de Amigos de Boppard, Euclides Scheid, seguiram com os representantes da Câmara Brasil Alemanha para uma visita às empresas Bremil, Neugebauer e Serraf, onde foram recebidos por diretores e equipes de profissionais, que apresentaram suas estruturas e produtos fabricados em Arroio do Meio e exportados para outros Estados e países.

Comentários

VEJA TAMBÉM...