Geral

Abolição da escravatura é tema de roda de conversa na Casa de Cultura hoje

Créditos: da redação

Lajeado - "A abolição da escravatura e seus reflexos nos dias atuais" será tema de uma roda de conversa hoje, na Casa de Cultura. O evento é organizado pela Comunidade Quilombola Unidos de Lajeado e Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A roda terá inicio às 14h30min, é gratuita e aberta à comunidade.

A ação tem como objetivo ressignificar a data e promover um debate sobre a visão dos negros sobre o fim da escravidão no Brasil. Após 131 anos da abolição, Camila da Silva Marques, integrante da comunidade de quilombolas de Lajeado, conta que a roda de conversa visa elevar a autoestima e discutir sobre a cultura do negro no município. "Será um espaço que teremos para discutir e debater sobre as nossas necessidades. Também é uma oportunidade para esclarecer sobre a Lei Áurea e o racismo institucional", conta Camila.

A roda de conversa será ministrada pelo mestre de capoeira Karkará, pelo coordenador do projeto guarda mirim de Pelotas, Gilberto Marques, pela representante da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, Andressa Rissetti Paim, e por representantes da Univates. O evento reunirá estudantes, representantes de órgãos públicos e comunidade e contará com lanche tradicional do quilombo.

Atualmente, são mais de 120 pessoas que pertencem à comunidade de quilombolas de Lajeado.

 

Comments

SEE ALSO ...