Geral

Ações em defesa do meio ambiente visam garantir o futuro do Vale

Créditos: Jean Peixoto
Prefeitura, comunidade e empresários de Roca Sales realizam atividade anual de limpeza do Rio taquari - divulgação

ROCA SALES | O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 5 de junho de 1972, durante a realização da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo - também conhecida como Conferência de Estocolmo. O encontro tinha como objetivos a discussão dos problemas ambientais e a promoção de uma conscientização da sociedade quanto à necessidade de preservar os recursos naturais. Passados 47 anos, os desafios são outros, mas alguns problemas permanecem os mesmos.

Por essa razão, os municípios do Vale do Taquari atuam fortemente na conscientização ambiental da comunidade e na preservação dos recursos naturais da região. Em Roca Sales, por exemplo, a Emater-RS, trabalha em parceria com a prefeitura na proteção e recuperação de fontes de águas superficiais e investe em ações de limpeza do Rio Taquari. Em Arroio do Meio, a Administração promove o Encontro de Sementes Crioulas, como forma de incentivo à agroecologia. Em Nova Bréscia, o Executivo investe no plantio de grama nas áreas de passeio público, além de promover ações de coleta de materiais recicláveis. Já em Teutônia, a programação da Semana do Meio Ambiente envolve palestras sobre saneamento e combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, além da Ação Consciência Limpa, que promove uma coleta de lixo realizada pela comunidade às margens da ERS-128 (Via Láctea)


Emater e prefeitura trabalham pela preservação das águas de Roca Sales

Em uma parceria entre a Secretaria de Municipal da Agricultura e Obras de Roca Sales, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e a Emater/RS-Ascar, por meio de incentivos, foi criado o Programa Municipal de Proteção de Fonte Superficial. A ação visa garantir maior qualidade na água consumida pelos moradores do interior. Segundo o técnico em agropecuária e chefe do escritório da Emater no município, Deoclésio Piccoli, já foram protegidas 24 fontes. Ele conta que já há outros 20 produtores aguardando a análise do terreno para receber as equipes. "Nós construímos estruturas diferentes para cada tipo de nascente. Dessa forma, evitamos a contaminação e fazemos a purificação das águas", destaca.

Para participar, o produtor deve fazer a solicitação junto à Emater. Na sequência, é feita uma visita pelos técnicos para analisarem o sistema de construção. A verba investida vem do Conselho Municipal de Meio Ambiente e o produtor entra com a mão de obra. "Sem essa parceria, esse projeto jamais se tornaria realidade", ressalta Piccoli.


Limpeza do Rio Taquari

Ainda focado na preservação dos reservatórios fluviais, a Administração de Roca Sales aposta em uma ação anual de limpeza e recolhimento de lixo da bacia do Rio Taquari, que atravessa a região. O prefeito Amilton Fontana destaca que o meio ambiente é uma preocupação latente na cidade. "Se não cuidarmos da água, um dia ela vai acabar. Anualmente, reunimos a comunidade para preservar o Rio Taquari", frisa. O gestor do Executivo também destaca o apoio das empresas e bancos locais, citando o Sicredi como grande parceiro. "O município tem que ser produtivo e sustentável. Roca Sales está fazendo a sua parte para ajudar o meio ambiente."

 

 

Comments

SEE ALSO ...