Geral

Agagel promove Jornada do Sorvete quinta e sexta-feira

Programação composta por palestras e feira comercial ocorre Weiand Hotel


- arquivo/divulgação

LAJEADO - Com um consumo de cerca de R$ 1,1 bilhão de litros em 2018 e movimentando R$ 13 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o mercado de sorvetes no Brasil representa 40% do setor latino-americano, mas quando analisado o consumo per capita - 5,3 litros - observa-se o grande potencial que ainda pode ser explorado. A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados

Comestíveis e Afins (Agagel), que neste ano completa 20 anos de atuação, realiza uma série de iniciativas para estimular o aumento desse número, seja por meio da conscientização de quem compra, como através do aperfeiçoamento e desenvolvimento de quem produz. Entre as ações promovidas está a Jornada do Sorvete, um evento anual de capacitação que reúne empresários, gestores e trabalhadores do setor para avaliar suas ações, planejar suas atividades e rever suas práticas, considerando aspectos legais, econômicos e mercadológicos. A edição de 2019 ocorre nos dias quinta e sexta-feira no Weiand Hotel, em Lajeado, e tem como atrações palestras, feira comercial e networking.

A programação técnica de quinta-feira iniciará com o consultor empresarial Ademar Schardong, que ministrará o painel "Perspectivas econômicas", avaliando o cenário de curto e médio prazo e detalhando aspectos como equacionamento da crise fiscal do Estado, as perspectivas de investimentos; crescimento econômico; juros, inflação, câmbio e crédito. Em seguida, o mestre em marketing e consultor focado em desenvolvimento de mercados de empresas como Chocolates Caracol, Casas Bahia, Lojas Colombo, Sebrae, Senac e ADVB/RS, Glenn Gomes, abordará, na palestra "As novas relações de vendas em um mercado conectado", os impactos da tecnologia e a exigência de novas técnicas e competências. Encerrando o primeiro dia, serão debatidos os principais desafios e soluções para a criação de marcas no universo das micro, pequenas e médias empresa; tema explanado em "Construindo Marcas Fortes" pelo mestre em Administração com foco em Inovação e Competitividade, o professor Marcos Fábio Gomes Ferreira.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) abrirá o segundo e último dia de palestras. A professora, consultora de aplicação e especialista no eSocial, Marta Pierina Verona, apresentará "eSocial e os impactos na Gestão Empresarial", instigando a reflexão sobre as atuais práticas trabalhistas e a nova legislação e apresentando análise do histórico de auditorias, fiscalizações, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e reclamações trabalhistas. Na sequência, o especialista em Políticas e Economia Brasileira, Carlos Tarrasón discorrerá sobre "Sorvete do Futuro: novos segmentos e modelos de negócio - visão Brasil e mercado americano", apontando os segmentos de negócios dentro do setor dos sorvetes (comercial, premium, especial e artesanal) e seu posicionamento no mercado, bem como tendências em âmbito nacional e mundial. Para finalizar, será mostrada a importância da criatividade e da inovação no ramo sorveteiro por meio do case da Dona Nuvem. A trajetória da empresa paulista será contada pelo fundador Manoel Lima, que criou a sorveteria em 2017 e desde então vem reinventando a forma de servir o produto por meio de uma nova experiência de consumo.

Programação

Quinta-feira
8h - Credenciamento
8h50min - Palestra Perspectivas Econômicas, com Ademar Shardong
9h50min - Palestra Prospecção de Mercado em um Mundo Novo, com Glenn Gomes
10h50min _ Coffee Break
11h - Palestra Construindo Marcas Fortes, com Marcos Fábio Gomes Ferreira
12h15min - Almoço
14h - Visitação aos expositores
18h40min - Assembleia Geral (somente para associados)
20h - Jantar
22h - Show com Paulinho Mixaria

Sexta-feira
8h50min - Palestra eSocial e os Impactos na Gestão Empresarial, com Marta Pierina Verona
9h50min - Palestra Sorvete do Futuro, Novos Segmentos e Modelos de Negócio. Visão Brasil e mercado EUA, com Carlos Tarrasón
10h50min - Coffee break
11h - Case - Sorvete na Nuvem, com Manoel Vasconcelos Lima
12h15min - Almoço
14h - Visitação aos expositores
18h - Encerramento
20h - Jantar/Costelão
21h - Sorteio de brindes

Comments

SEE ALSO ...