Geral

Agilidade no atendimento marca gestão da Univates na UPA

Em alguns casos, pacientes que antes esperavam cerca de 2 horas para consulta agora são atendidos em 20 minutos

Créditos: Cristiano Duarte
SOB NOVA DIREÇÃO: na gestão da UPA desde o dia 1º de abril, Univates tem feito esforços na diminuição do tempo de espera para consulta - Lidiane Mallmann

Lajeado - Acometida por uma infecção nos rins, a promotora de eventos Larissa Scheerer (21) estava certa de que demoraria pelo menos duas horas para, então, ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Receosa de que o quadro de dor aumentasse com o decorrer do tempo, para sua surpresa, entrou para consulta em menos de 20 minutos.
"Da última vez que precisei vir até a UPA demorei 2 horas e 30 minutos para consultar. Melhorou muito desde que a Univates assumiu a gestão - há um mês. Realmente não esperava que minha consulta seria tão rápida. Além disso, melhorou bastante o trato dos funcionários com os pacientes", ressalta.
A mesma impressão de melhorias quanto à agilidade do atendimento foi compartilhada pelo também promotor de eventos Jeferson Ribeiro. Sofrendo de uma torsão na coluna lombar ao descer de uma escada caracol durante o serviço, em menos de 15 minutos chegados na UPA, Ribeiro já estava de frente com um clínico geral para tratar da enfermidade. "Além de ter sido rápido, o tratamento fez efeito. Já não sinto mais as dores", conta.
Tratando um cisto no lado direito do rosto, o relato de Rogério de Moura, que trabalha com serviços gerais, é similar. "Senti a melhora no atendimento. Na última vez que estive aqui, há cinco meses, demorei mais de 2 horas para ser atendido na unidade", diz.
Para enfermeira Neiva da Silva, servidora do município, a melhoria no atendimento ocorre devido à integração de funcionários públicos da prefeitura que passaram a trabalhar com a nova gestora da UPA, a Univates.
"Antes não ficávamos dentro da UPA. Agora podemos fiscalizar os números de médicos que devem ficar na unidade: quatro ao longo do dia e dois à noite. Isso tem feito com que consigamos agilizar os atendimentos, pois mantemos o contrato com a Univates em uma parceria.
Nestes 30 dias desde que assumiu a administração, a universidade tem superado expectativas tanto por parte do governo quanto dos pacientes.
"Quando decidimos que a Univates assumiria a gestão, nosso objetivo era de facilitar o acesso ao serviço público. Uma entidade local, como a Univates, cumpre isso, já que o diálogo é facilitado. Além disso, estamos oportunizando uma melhoria tanto na saúde para a população quanto na parte prática para alunos de cursos da universidade", comenta o prefeito Marcelo Caumo.
Para o secretário municipal de Saúde, Cláudio Klein, diferente da antiga gestão, a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), que administrava a UPA desde 2014, por ser da região, a Univates prima por formar médicos com visão de serviço público.
"A universidade é reconhecida por sua excelência na região. Observamos que esta mesma fama que a Univates tem na prestação de seus serviços tem sido aplicada na UPA. Estamos muito satisfeitos com o trabalho que vem sendo feito", afirma Klein.

 

Comments

SEE ALSO ...