Geral

Agroecologia é tema de encontro regional em Dois Lajeados

Evento, no dia 23, estimula o debate na região sobre a qualidade dos alimentos consumidos

Créditos: Kassieli dos Santos
SADI GIACOMIN: integrante da comissão organizadora participa de feira no Bairro Americano, em Lajeado - Caroline Silva

Dois Lajeados - Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Arquidiocesano das Sementes Crioulas, Biodiversidade e Alimentação Orgânica, de Dois Lajeados. O evento ocorre no dia 23 de maio, no salão Paroquial do município. A programação é alusiva à Semana Nacional do Alimento Orgânico e também marca os dez anos de atuação da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT), a qual tem suas atividades voltadas à produção de alimentos limpos, valorização da agricultura familiar e preservação da natureza.

Para estimular a produção e o consumo de alimentos orgânicos, entidades e produtores da região promovem o debate e prática para uma agricultura limpa e autônoma, com a redução do uso de agrotóxicos. Os interessados devem realizar as inscrições, com o custo de R$ 20, até o dia 19 de maio. O evento é promovido por um grupo de entidades, Paróquia São Roque, de Lajeado, Cárita Arquidiocesana de Passo Fundo e Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade de Passo Fundo (NEA/UPF).

Conforme o integrante da comissão organizadora do evento, Sadi Giacomin, o encontro foi pensado para estimular a preservação de sementes e a prática da agroecologia. "O trabalho do produtor reflete na saúde de todos. É importante que o agricultor volte a produzir sem o uso de agrotóxicos", explica Giacomin. Ele também é guardião da semente Crioula na AAVT, integrante do Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e expositor na feira agroecológica de Lajeado, localizada no Bairro Americano.


Programação

O encontro tem início às 7h30min com um café agroecológico. Painéis temáticos com especialistas dão continuidade na programação. O primeiro assunto a ser tratado é a produção de sementes crioulas, com técnico em agropecuária, integrante da Comissão Pastoral da Terra de Santa Cruz do Sul, Maurício Queiroz. Às 9h30min, o terapeuta naturalista Nestor Scherer trata sobre o tema homeopatia. O assunto alimentação saudável é abordado pela nutricionista, especialista em saúde pública e em gestão da qualidade no processamento de alimentos, Tatiane Turatti.

O evento também conta com o depoimento do bispo emérito de Santa Cruz do Sul, dom Sinésio Bohn, a respeito da experiência e conhecimento adquirido sobre Sementes Transgênicas em visita à Bolívia. Ao meio-dia, os participantes aproveitam de um almoço com alimentos orgânicos, produzidos pela agricultura familiar. No turno da tarde, a Prefeitura de Santa Clara do Sul compartilha a experiência dos investimentos em agroecologia.

O técnico do Centro Ecológico de Ipê, Leandro Venturini, e a engenheira agrônoma, Cláudia Petry, tratam sobre o manejo do solo e uso de agrotóxicos. O encerramento conta com o ato simbólico da partilha das sementes de grãos, cereais e frutas levadas pelos agricultores.

Reservas e outras informações podem ser obtidas com os organizadores do evento, Cáritas Arquidiocesano de Passo Fundo (54) 3045-1262, Secretaria Municipal de Agricultura (54) 99945-9330 e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Lajeados (54) 99947-3402.


Dez anos de luta pela agroecologia

AAVT é uma articulação de entidades, cujas ações buscam apoiar e fortalecer o desenvolvimento de práticas agroecológicas na produção de alimentos. Com reuniões periódicas, promove discussões e encaminhamentos para fortalecer as bases da agroecologia, incentivar a criação de políticas públicas para a permanência do jovem no meio rural. Apoia tecnologias sociais para captação de água e o uso de energias alternativas.

Para a aproximação entre agroecologia, agricultores e comunidade, estimula a criação e manutenção de espaços de acesso ao produto de agricultores agroecologistas, como as feiras que ocorrem em Lajeado, na Praça do "Papai Noel", Univates e no Shopping Lajeado. Também são realizadas feiras na Rua Coberta de Arroio do Meio e em Santa Clara do Sul.

 

Comments

SEE ALSO ...